Educação: Matrículas para o projeto Escola da Juventude irão até o dia 24 de Janeiro

Escola da Juventude é uma alternativa do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o Ensino Médio que oferece atividades aos finais de semana

qui, 19/01/2006 - 9h51 | Do Portal do Governo

A Escola da Juventude continua com matrículas abertas até o dia 24 de janeiro. Elas podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que têm o Projeto, durante a semana, ou com o Educador Profissional da Escola da Família aos sábados e domingos. Este ano o programa oferece cerca de 10mil vagas aos alunos com idade mínima de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e querem prosseguir seus estudos no Ensino Médio.

Atualmente o Escola da Juventude atende aproximadamente 19 mil alunos, incluindo Capital, Grande São Paulo e Interior.

O projeto Escola da Juventude é uma alternativa do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o Ensino Médio cuja principal característica é oferecer atividades aos finais de semana com base no uso de materiais impressos e mídias digitais para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem. O Projeto tem como objetivo trazer de volta à escola, jovens e adultos que, por algum motivo, não freqüentaram a escola na idade devida e não têm essa possibilidade nas demais modalidades de ensino que lhes são apresentadas.

O curso de Ensino Médio do Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: curriculares presenciais – organizadas em quatro módulos, divididos em dois semestres, com repetição de todos os módulos no 3º semestre; de Inclusão Digital com média de 1h30min por final de semana; e individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos e desenvolvidas em casa ou outros locais, como no ônibus, metrô, intervalos no ambiente de trabalho, etc.Na sala de aula o aluno terá um orientador de estudos e na sala ambiente de Informática um monitor para auxiliá-lo. As atividades presenciais estão divididas nos seguintes módulos: Módulo 1 – Códigos e Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Educação Artística e Língua Inglesa); Módulo 2 – Ciências Humanas (História e Geografia); Módulo 3 – Ciências da Natureza I (Física e Matemática); Módulo 4 – Ciências da Natureza II (Química e Biologia). Os candidatos que frequentam atualmente os módulos 3 e 4 farão as provas finais nos dias 22 e 23 de abril de 2006.

Como o curso se desenvolve em módulos o aluno terá flexibilidade para freqüentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo.

Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e ter 18 anos completos. Para a matrícula basta apresentar RG, certificado de reservista ou certidão de nascimento e o histórico escolar do Ensino Fundamental. Atualmente os estudantes que participam do Escola da Juventude estão em recesso e voltarão às aulas a partir do dia 14 de janeiro.

Para mais informações sobre o projeto e os locais de matrículas os interessados devem entrar no site da Secretaria de Educação www.educacao.sp.gov.br, no link Escola da Juventude, ou ligar para nossa central de atendimento no telefone 0800-7700012.

Por Renata da Silva, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.