Educação libera escolas para aplicar recuperação aos sábados

Medida vale para escola que ache necessário aplicar neste dia.

sex, 01/02/2008 - 10h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação liberou as escolas para aplicar a recuperação paralela aos sábados. A recuperação paralela é destinada a todos os alunos do ensino fundamental e médio que apresentem dificuldades não superadas no cotidiano escolar. A medida vale para as unidades que acharem conveniente ou tiverem pedidos de alunos para que o reforço seja aplicado neste dia.

O trabalho é paralelo às aulas, em turmas de 15 a 20 alunos. As atividades são desenvolvidas em três aulas semanais por turma, e podem ser aplicadas após o turno da classe ou aos sábados.

Para o desenvolvimento dos projetos de recuperação paralela, cada escola conta com um crédito de horas equivalente a 5% da carga horária total anual do conjunto de classes em funcionamento.

Para viabilizar a recuperação paralela, cada escola deverá elaborar projetos em conjunto com o Conselho de Classe/Série e com o Professor Coordenador. Os projetos são fruto da avaliação dos professores em sala de aula.

Para superar dificuldades específicas dos alunos, serão disponibilizados três tipos de recuperação a partir de 2008. Além da paralela, existem a contínua (inserida no trabalho pedagógico realizado no dia-a-dia da sala de aula, com base no desempenho diário do aluno) e de ciclo (um ano letivo de estudos para atender aos alunos que demonstrem não ter condições de prosseguir para a etapa seguinte).

Secretaria Estadual da Educação

(M.S.)