Educação libera acesso ao conteúdo 1º módulo do curso da Escola de Formação de Professores

Candidatos terão uma semana para cumprir as atividades exigidas

ter, 10/08/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A partir das 5 horas desta quarta-feira, 11, os candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica II na rede pública estadual poderão acessar no site da São Paulo Escola de Formação de Professores o primeiro módulo a distância do curso de formação específica voltado aos ingressantes.

Nele, os candidatos encontrarão conteúdos digitais, referências bibliográficas e um conjunto de atividades que deverão desenvolver até as 23h59 da próxima terça-feira, 17, quando se encerra o módulo. O curso é a terceira etapa do concurso destinado ao provimento de 10.083 cargos de docentes para o Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio e Educação Especial. “Nosso objetivo é oferecer melhor formação aos professores da rede estadual e, consequentemente, um ensino de melhor qualidade aos nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Conforme o artigo 7 da Lei Complementar nº 1.094, de 16 de julho de 2009, além das etapas de prova objetiva e de avaliação de títulos, os concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) incluem curso de formação específica, oferecido pela São Paulo Escola de Formação de Professores, como uma terceira etapa obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão.

O curso de formação específica compreenderá um total de 360 horas, divididas em 18 módulos semanais de 20 horas cada, que poderão ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da escola de formação. O acesso se dará por meio de senha, de caráter pessoal e intransferível, sendo o candidato responsável por seu controle e segurança.  

Cada módulo terá início às 5 horas de quarta-feira e as atividades web serão encerradas às 23h59 da terça-feira da semana seguinte, não havendo possibilidade de o candidato concluí-las após esse período. As atividades web compreendem questões objetivas e discursivas, fóruns de discussão, redações e projetos, que serão contabilizados na participação do curso.

As questões objetivas serão corrigidas automaticamente pelo sistema e as questões discursivas, fóruns, redações e projetos serão validados pelo professor tutor. A participação será aferida a cada mês, conforme as atividades web cumpridas (postadas no AVA e validadas pelo professor tutor).

Os módulos serão agrupados em quatro períodos de um mês cada: o primeiro mês correspondente aos módulos de 1 a 4 e ao primeiro encontro presencial; o segundo mês correspondente aos módulos de 5 a 8; o terceiro mês correspondente aos módulos de 9 a 13 e ao segundo encontro presencial; o quarto mês correspondente aos módulos de 14 a 18 e ao terceiro encontro presencial.

Para a conclusão do curso é necessário que o candidato cumpra, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período (incluindo atividades desenvolvidas na web e nos encontros presenciais), participe integralmente de pelo menos dois encontros presenciais e seja aprovado em prova objetiva.

Conteúdo e avaliação

No curso, os docentes que ingressarão na rede estadual a partir de 2011 conhecerão o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo do curso será dividido em duas etapas. A primeira, com duração de oito semanas, comum a todos os candidatos, abordará a função e a identidade do professor e a identidade e diversidade dos alunos e sua relação com a aprendizagem e o conhecimento, além de cultura escolar e familiar. Na segunda, com duração de dez semanas, os professores trabalharão em suas respectivas especialidades, ou seja, cada uma das 13 disciplinas do currículo da rede estadual de ensino e em educação especial. 

Ao final do curso, os candidatos que cumprirem a participação mínima exigida, passarão por uma prova, composta por 50 questões objetivas, totalizando dez pontos. Será considerado aprovado o participante que obtiver nota igual ou superior a cinco pontos.

Bolsa de estudos

Durante a realização do curso, será assegurada aos candidatos uma bolsa de estudos correspondente a 75% do valor da remuneração inicial de professor de Educação Básica II, no valor de R$ 1.383,11 a cada período correspondente a um mês de curso.

Os recursos são destinados ao custeio de despesas do candidato com a sua participação obrigatória no curso, incluindo deslocamentos para os encontros presenciais e aquisição de equipamentos e recursos de informática, como acesso à internet banda larga, no caso das aulas à distância. Os valores são calculados sobre a remuneração em jornada integral de trabalho.

O valor será depositado na conta bancária do candidato, conforme sua participação e frequência no curso.

Sobre o Programa Mais Qualidade

Lançado em maio de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa + Qualidade na Escola criou, em sua primeira fase, a Escola de Formação de Professores, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério (instituindo o curso de formação como última etapa do processo seletivo), além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais), aberto 80 mil novos cargos efetivos no magistério e regulamentado a situação dos professores temporários, instituindo o exame como requisito para sua atuação nas salas de aulas.

Na segunda fase da ação, foi criado o Programa Valorização pelo Mérito, que reconhece o esforço e a dedicação dos profissionais de toda a rede. O Valorização pelo Mérito permite aos docentes quadruplicar o salário inicial da carreira desde que cumpram as regras de promoção, tenham notas mínimas em avaliações  e consigam classificação entre os 20% melhores dentro do quadro total do magistério no Estado. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, pode chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%.

O Programa Valorização pelo Mérito dá sequência à ampla política desenvolvida pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade da educação, com medidas como o Programa Ler e Escrever (voltado à aceleração da alfabetização de crianças de 1ª à 4ª série), o São Paulo Faz Escola (com novo currículo e materiais específicos para alunos e professores) e diversas modalidades de recuperação de aprendizagem para alunos com dificuldades, entre outras ações.

Da Secretaria da Educação