Educação leva estudantes para centros culturais

Em outubro, serão mais de 2.000 excursões a centros culturais em todo o Estado

sáb, 10/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

As obras expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) ensinarão arte e história para estudantes da rede estadual de ensino em outubro. O MAM é um dos diversos locais do roteiro de visitas para crianças e adolescentes que participam do Programa Cultura é Currículo, da Secretaria da Educação. “As visitas proporcionadas por esse projeto têm despertado grande interesse nos alunos. A interação com museus, teatros, cinemas e casas de cultura torna mais atrativa para os estudantes a associação com o conteúdo visto na escola”, disse o secretário Paulo Renato Souza. 

Para este mês, estão programadas mais de 2.000 excursões a centros culturais de todo o Estado, que vão beneficiar 75 mil alunos de escolas estaduais. Na capital, a programação inclui visitas à Casa das Rosas, Casa do Grito, Museu do Futebol, Estação Ciência e Instituto Butantan. Já no interior, os jovens conhecerão o Centro de Ciências de Araraquara, o quilombo Cangume, em Apiaí, o Sesc Bertioga, o Horto Municipal de Lins, o Museu de Energia de Jundiaí, entre outros. 

Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 11 mil estudantes participaram do projeto. A previsão é beneficiar 400 mil alunos até novembro. 

Conheça mais 

Criado no segundo semestre de 2008, o Programa Cultura é Currículo é o maior programa brasileiro de cultura para estudantes, dentro da proposta curricular. Só no ano passado, cerca de 160 mil alunos de escolas estaduais da capital estiveram em museus, teatros e centros culturais que fazem parte do projeto. 

O projeto é dividido em três segmentos: Escola Sai da Escola, direcionado a visitas a museus; Escola em Cena que leva alunos para teatros e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades. 

Da Secretaria da Educação