Educação leva dez mil alunos da rede estadual à 21ª Bienal do Livro

Estudantes terão transporte e ganharão lanche e vale-livro para trocar nos estandes

qua, 11/08/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação levará dez mil alunos de escolas estaduais da Grande São Paulo, litoral e interior à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada até o dia 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. São alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1 º ao 5º ano) até estudantes do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes têm transporte oferecido pela secretaria e ganham lanche e um vale-livro para trocar nos estandes. O objetivo dessa iniciativa é aproximar os alunos do universo literário e incentivar a prática da leitura, complementando o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais em projetos como o “Salas de Leitura”, que oferece a estudantes e professores das unidades um acervo rico em títulos informativos, romances e obras pedagógicas, além de ambiente exclusivo para leitura.

Cada grupo permanece por cerca de duas horas na feira e é monitorado por professores, para que a visita contribua com o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.     

Interatividade

A interatividade é uma das atrações desta edição da Bienal e está presente também no estande da Secretaria da Educação, que é dividido em três núcleos, sob o tema “Eles leram, nós lemos, eles lerão”. Esta é a primeira edição da feira em que a secretaria terá um espaço exclusivo.

O primeiro núcleo proporciona aos visitantes uma viagem pela história, conduzida pelas formas de comunicação através dos tempos, a partir da pintura rupestre, passando pela antiguidade, idade média, moderna até chegar à internet e ao livro digital dos dias atuais. O espaço foi criado por uma equipe da Secretaria, com cenografia de João Carlos Serroni, e as visitas são orientadas por monitores.

No segundo núcleo, há uma réplica da Sala de Leitura, nos moldes das salas existentes nas escolas estaduais, que abrigam o acervo de cada unidade e oferecem um ambiente exclusivo para leitura aos alunos e professores. O espaço tem uma programação diversificada de oficinas (contação de histórias, cordel, leitura dramática, mangá, HQ e sarau), ministradas por educadores da Poiesis/ Associação dos Amigos da Casa das Rosas. No local também há exposição de publicações e projeção de imagens das Salas de Leitura com detalhes sobre os programas e projetos de incentivo à leitura promovidos pela secretaria.

O terceiro núcleo é o Espaço de WEB, onde os visitantes poderão postar mensagens sobre suas leituras e produções, em comunidades virtuais de alunos e professores, em uma rede especialmente criada para os participantes da Bienal.

Na quinta-feira, 12, o governador Alberto Goldman participou da cerimônia de abertura da Bienal. Clique aqui e saiba mais.

Da Secretaria da Educação