Educação: Lançada em São Paulo a 5ª Edição do Programa Jovens Embaixadores

Inscrições foram abertas nesta segunda-feira e vão até dia 11 de agosto

seg, 08/05/2006 - 18h03 | Do Portal do Governo

Viajar, conhecer novas realidades, aprender mais sobre a cultura de um país estrangeiro, falar outra língua. O sonho de muitos vai se tornar realidade para vinte e cinco estudantes do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Eles serão selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores , desenvolvido pela Embaixada Americana com a coordenação da ONG Companheiros das Américas e outras instituições, para passar duas semanas nos EUA com todas as despesas pagas. A viagem será no período de 12 a 28 de janeiro do ano que vem.

O lançamento da 5ª Edição do Programa, no Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, contou com as presenças do secretário-adjunto de Estado da Educação, Luciano Barbosa, do Cônsul Geral dos Estados Unidos, Christopher McMullen; e do Conselheiro para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura, Patrick Linehan, além de representantes da Continental Airlines, da Navigant Travel, da FEDEX e da Coligação de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos no Brasil.

“A troca de experiências e o intercâmbio são essenciais para a evolução dos alunos, e para que eles levem para o exterior a experiência do Brasil”, revelou o secretário-adjunto.

Luciano foi além. “Outro ponto fundamental é valorizar os alunos da escola pública. Eles têm feito muito sucesso por lá”, completou. Prova disso é o estudante Alan Santinele Martino, aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Pacheco Nobre , de Praia Grande, selecionado para o Programa Jovens Embaixadores. Ano passado ele foi o único aluno brasileiro a receber bolsa para o curso de verão da Cushing Academia, realizado entre 02 de julho e 11 de agosto. Atualmente, o estudante é voluntário na Creche do Idoso, na Vila Guilhermina, em Praia Grande, onde ensina inglês para a 3ª idade.

Inscrições

As inscrições abertas nesta segunda-feira, dia 8, irão até 11 de agosto e podem ser feitas nas instituições parceiras no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A lista completa das instituições está disponível no site www.embaixadaamericana.org.br.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

Trata-se de um intercâmbio cultural e educacional, Os interessados precisam se enquadrar nos critérios de seleção: ter entre 15 e 18 anos; jamais ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês; pertencer à rede pública de ensino; ter bom desempenho escolar; iniciativa e boa desenvoltura oral; flexibilidade e facilidade em adaptar-se a realidades e culturas diferentes; boa relação em casa, na escola e na comunidade; e forte engajamento em atividades de responsabilidade social, como voluntariado. Os alunos enfrentam uma bateria de testes, avaliações e entrevistas, e concorrem com candidatos de todo o Brasil. Devem demonstrar liderança e consciência de cidadania. Em 2005, o programa Jovens Embaixadores recebeu cerca de 2.000 inscrições vindas de todo o País.

Objetivos

O programa não visa apenas dar aos jovens a chance de viajar para os EUA ou aprimorar o inglês. A idéia é que os participantes se tornem embaixadores que irão fortalecer os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil. Por meio deste intercâmbio, os Jovens Embaixadores irão adquirir ferramentas para continuar fazendo a diferença em suas comunidades por meio de projetos sociais.

Como será

Os jovens terão duas semanas de atividades culturais e educacionais. Na primeira semana visitarão a capital, Washington. Na outra passarão em algum estado norte- americano diferente, convivendo com uma família típica americana, além de freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”). Todos recebem ajuda do Governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do Programa, sem nenhum custo financeiro para o participante selecionado.

Bolsas adicionais

Durante o evento foi anunciado ainda o ganhador de uma bolsa de estudos, com duração de 6 semanas, no curso de verão da Cushing Academy, entre os alunos que participaram da última viagem. A ganhadora foi Mayara Priscila Félix Silva, de 17 anos, natural de Olinda, e estudante do Colégio Militar do Recife. Surpresa com a notícia, Mayara contou que espera “aprender um pouco mais sobre a educação norte-americana, e aproveitar o que eles oferecem”. Mas a função de embaixadora também deixa a estudante feliz em divulgar a real imagem do brasileiro. “Quero ter a chance de mostrar a eles a capacidade do nosso povo, e o fato de estarmos abertos para aprendermos e nos relacionarmos com outros cidadãos do mundo ”, completou.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação