Educação lança concurso com personagens da Turma da Mônica

Tema do ‘Escola em Quadrinhos’ é alimentação saudável; os alunos serão premiados em três categorias, de acordo com o ano

qui, 04/04/2019 - 15h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação, o Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica lançaram, nesta quinta-feira (4), o concurso “Escola em Quadrinhos” para os alunos de toda a rede estadual.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca, em São Paulo, com a presença do Secretário da Educação, Rossieli Soares, e do desenhista Mauricio de Sousa.

Vale lembrar que serão premiadas as melhores histórias em quadrinhos (HQ), seja com os já conhecidos Mônica, Magali, Cebolinha e companhia ou com personagens inéditos feitas pelos alunos em três categorias: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Temática

As histórias precisam abordar a temática da alimentação saudável. Como inspiração, os estudantes podem se basear no guia alimentar para a população brasileira elaborado pelo Ministério da Saúde.

Para participar, os alunos precisam estar divididos em grupos de três a cinco alunos mais um professor orientador. Os trabalhos devem conter, no máximo, cinco folhas.

A primeira seleção será feita pelos docentes das unidades. Os melhores trabalhos de cada categoria deverão ser encaminhados à Diretoria de Ensino responsável, até o dia 7 de junho. Serão aceitos até três trabalhos de cada escola.

Comissão

Na sequência, as Diretorias de Ensino farão uma nova seleção e enviarão os escolhidos para a sede CRE Mário Covas até o dia 19 de junho. Na etapa final, entre os dias 20 de junho a 18 de julho, a comissão julgadora composta por profissionais da Secretaria da Educação, incluindo nutricionistas e docentes das áreas de artes e língua portuguesa, e dos estúdios Mauricio de Sousa vai selecionar o melhor trabalho de cada categoria.

Nos anos iniciais, os premiados ganharão um Passeio no Parque da Mônica, além de gibis da Turma da Mônica e certificados. Os campeões dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão fazer uma visita monitorada aos Estúdios Mauricio de Sousa, além de ganhar gibis e certificados.

Os professores orientadores dos grupos vencedores acompanharão os alunos nas visitas e receberão certificado e um kit de produtos da Turma da Mônica. O resultado será divulgado a partir do dia 19 de julho. A cerimônia de premiação está prevista para a primeira quinzena de setembro.