Educação lança campanha contra drogas para conscientizar estudantes

Alunos da rede estadual receberão informações sobre drogas e tabagismo

qui, 22/05/2008 - 10h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação promove campanha contra os efeitos nocivos do cigarro e das drogas, para alertar o universo estudantil de 5,5 mil escolas estaduais. A iniciativa baseia-se em duas ações primordiais: distribuição para os jovens de livros elucidativos sobre o problema das drogas e a capacitação de professores para analisar conjuntamente com seus alunos os malefícios do vício do tabagismo.
Na semana passada, a Secretaria da Educação lançou em Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo, a campanha de conscientização de alunos. Aproximadamente 48 mil estudantes participam da primeira fase da proposta, realizada em parceria com a Fazenda Esperança – referência em tratamento contra as drogas em todo o Brasil. Os estudantes receberão cópias do livro Viver de Cara Limpa, Uma Escolha, que relata histórias de recuperação de pacientes no local.
O livro-reportagem é um manual para os educadores trabalharem a temática dentro das disciplinas escolares. A Fazenda produz também uma publicação direcionada aos pais. O projeto teve início pelo Vale do Paraíba porque é onde se situa a sede da fazenda. Os textos foram aprovados pela Coordenaria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da pasta.

Multiplicadores – Também foi realizada segunda-feira, dia 19, atividade de capacitação para 4 mil educadores, entre professores e assistentes técnico-pedagógicos. A iniciativa, intitulada Juventude Livre do Cigarro, teve parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que orientou os participantes. A idéia é multiplicar o conhecimento dos professores de toda a rede com informações úteis para serem difundidas entre os alunos.
Este projeto será abordado também rotineiramente dentro do Programa Escola da Família, que abre as escolas à comunidade durante os finais de semana, com ações culturais e esportivas. “A proposta da secretaria é tornar os educadores multiplicadores do conhecimento para todos os estudantes da rede de ensino. Conscientizar crianças e adolescentes sobre os males do cigarro e das drogas é questão de educação e de saúde pública”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria de Estado da Educação