Educação: Jovens protagonistas na dianteira de uma educação para a paz

Quatro mil educadores universitários participaram do segundo encontro, em São Bernardo do Campo

ter, 14/02/2006 - 13h31 | Do Portal do Governo

Nesses tempos que são claramente de competição e em que pouco se pratica cooperação, o desafio é juntar idéias e expectativas diferentes e conseguir que isso dê certo. O II Encontro com Universitários do Programa Escola da Família, realizado em São Bernardo do Campo, no sábado, dia 11, provou que é possível juntar cerca de quatro mil jovens para refletir sobre um bem coletivo, que é a educação. Com a agitação própria da idade e o entusiasmo que sustenta seus sonhos, os universitários que atuam nas escolas da Zona Leste de São Paulo e também nas cidades de Mauá e São Bernardo tiveram uma jornada para trabalhar o tema Protagonistas da Paz , com dinâmicas, jogos cooperativos e espetáculos artísticos onde os talentos puderam se expressar.

A ligação entre o desempenho dos educadores universitários e a origem da palavra protagonista, que denominava aqueles que iam na frente de batalha, foi explicada pelo secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, ao abrir o encontro e saudar os participantes. Para ele, os universitários “são os que vão à frente de um processo de construção de paz, são os que ajudam a comunidade a ser melhor e contribuem para a escola ter mais sabor, mais cor, mais amor. E vocês vêm fazendo isso pela dança, pela música, pelo esporte, pela beleza, atividades que só se desenvolvem porque vocês ensinam o aluno a se sentir gente, estimulam um professor que se contagia com essa energia, e porque sabem aplicar um elemento importante do protagonismo, que é conduzir e saber conduzir”, disse Chalita.

Ser feliz e fazer feliz

Acreditar e defender aquilo que é verdade para cada um é um desafio que, segundo Chalita, também faz parte da vida educacional. “É ruim quando não percebemos as dinâmicas que são nossas, daí a importância de desenvolver vontade própria e de se lançar com paixão naquilo que se escolhe fazer. Vejo em vocês a fidelidade à missão de educar e é isso que pode fazer a diferença na história do ser humano. Nós ajudamos o outro a ser feliz quando o ensinamos a brilhar, quando o valorizamos e estimulamos sua auto-estima. Dentro desse conceito, vocês estão tomando a dianteira da educação em São Paulo e por isso, aqui, todos são protagonistas”, defendeu o secretário Gabriel Chalita.

O entusiasmo dos estudantes presentes ao segundo encontro – o primeiro foi na cidade de Regente Feijó – foi ressaltado também pelo secretário adjunto de Educação, Paulo Barbosa, quando cumprimentou os jovens que, em coreografias próprias, mostraram passos e evoluções de uma dança cheia de ritmo e movimento. Paulo Barbosa lembrou que aquele momento, “além de ser uma oportunidade de interação entre educadores universitários de vários municípios e também de maior contato com a organização do Programa Escola da Família, é o espaço para mostrar a dedicação de vocês no trabalho que vêm desempenhando com resultados tão positivos para a comunidade”.

Uma das conquistas, ressaltada pela primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade de São Paulo, Lu Alckmin, também presente ao encontro, é que “mais crianças na escola significa mais mães na escola e é isso que o programa tem conseguido, resultando em menos violência porque a comunidade está sendo atraída para esse espaço de respeito, trabalho e amor. As padarias artesanais, uma atividade que se estende já a quase cinco mil escolas, têm motivado a participação de famílias inteiras e isso tem mudado a realidade das comunidades”, explicou Lu Ackmin.

A força das parcerias

A importância desse contato também foi reforçada pela coordenadora executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro, ao explicar que o objetivo dos encontros (serão onze, no total) é “a formação contínua, com capacitação para atuar e reforçar os princípios do Programa, numa experiência que depois será levada para aplicação nas escolas em que vocês atuam nos fins de semana”. Esse esforço conjunto tem-se mostrado cada vez mais sólido graças às parcerias firmadas pela Secretaria de Estado da Educação com universidades particulares e prefeituras de São Paulo.

No encontro em São Bernardo, foi fundamental o apoio da Prefeitura local e da Uniesp – União das Instituições Educacionais de São Paulo, que hoje tem mais de dois mil universitários no programa, conforme anunciou o presidente da entidade, José Fernando Pinto da Costa. Uma extensa programação se desenvolveu das 9:00 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo do Campo, conduzida pelos facilitadores e equipe técnica do Programa Escola da Família.

Secretaria da Educação