Educação investe em espaços alternativos

Catavento e Criança Ecológica ensinam fora da sala de aula

dom, 05/04/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Além da educação na sala de aula, o governo estadual investe cada vez mais em espaços alternativos para estender o aprendizado dos alunos. Muito mais que cadernos, livros e provas, os estudantes têm a chance de, ao mesmo tempo, aliar diversão e conhecimento nos recém-inaugurados Espaço Catavento e Programa Criança Ecológica. Para os professores, os espaços complementam os conteúdos didáticos das áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente.
 
O Catavento, espaço interativo de artes, ciência e conhecimento, faz parte do programa “Cultura é Currículo”, da Secretaria da Educação, que democratiza o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a bens e produções culturais. Espera-se que até o final deste ano 15 mil alunos da rede pública estadual visitem o espaço.
 
Distribuído em oito mil metros quadrados, as 250 instalações do Catavento englobam temas como Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Vídeos, painéis e maquetes são utilizados como suportes didáticos. Educadores e monitores organizam jogos de perguntas e respostas, demonstram experimentos de química e ajudam a manipular engenhocas que comprovam as leis da física. Interatividade é a marca do museu, que instiga pessoas a interagir, por exemplo, com uma superfície que imita o chão da lua e tem a pegada de um astronauta. Ou ainda deixando os cabelos literalmente em pé num aparelho que explica o que é eletricidade estática.
 
Na área de preservação ambiental, que além de despertar a atenção das crianças é tema fundamental na educação atual, a Secretaria do Meio Ambiente tem o Programa Criança Ecológica. Voltado para as crianças do Ensino Fundamental de 8 a 10 anos, conta com cinco espaços na capital. Os parques Villa Lobos, Ecológico do Guarapiranga, Zoológico, Jardim Botânico e Pomar Urbano foram escolhidos para colocar as crianças em contato com a natureza e despertar atitudes de preservação. Um Parque Ecológico em Campinas, um Bosque Municipal em Ribeirão Preto e a Estação Ciência da USP, na capital, também sediarão atividades do Programa.
 
Já estão em atividade o Villa Ambiental, no Parque Villa Lobos – trazendo atividades lúdicas e interativas sobre o aquecimento global, e o Bicho Legal, no Zoológico, apresentando a fauna e flora brasileira à criançada num passeio de três horas. Os outros espaços devem ser inaugurados ainda no primeiro semestre de 2009. Ao todo, 30 mil crianças deverão conhecer mensalmente o projeto.