Educação inicia matrícula escolar para jovens e adultos

Programa é destinado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada

sex, 05/02/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

As matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Estado da Educação (EJA), estão abertas e, podem ser feitas nas escolas da rede que oferecem a modalidade – mais de três mil em todo o Estado. Este ano, a volta às aulas terá novidades. Agora, os docentes passarão a contar com o Caderno do Professor. O material que será distribuído no início do ano letivo foi especialmente elaborado para atender a essa modalidade de ensino, com abordagem específica para atender às necessidades dos alunos que compõem o EJA. Com isso, os docentes terão em mãos um guia completo que vai nortear todas as atividades pedagógicas em sala de aula, beneficiando mais de 500 mil alunos.

O novo Caderno do Professor segue a proposta curricular estabelecida pela Secretaria da Educação e é dividido em disciplinas que compõem as quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Tecnológicas.

O aluno interessado em matricular-se no EJA deve comparecer à unidade com certidão de nascimento, RG e declaração da última escola onde estudou – caso tenha iniciado os estudos em outro lugar. Para se inscrever no EJA referente ao ensino fundamental, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos. Para matrícula no ensino médio, a idade mínima é 18 anos. Em ambos os casos, é necessário que o candidato tenha alcançado a idade mínima estabelecida até o início das aulas.

O EJA é destinado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. No ano passado, 512.800 alunos frequentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente 3 mil escolas da rede estadual de São Paulo. No segundo semestre de 2009, a secretaria iniciou reformulações no programa de Educação de Jovens e Adultos, que serão completamente implantadas até 2011. Dentre essas mudanças, a adoção da proposta curricular elaborada pela pasta da Educação para o ensino regular também no EJA.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Educação