Educação inclui Ciências na avaliação do Saresp

Cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino devem participar do Saresp 2008

qua, 02/07/2008 - 10h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação decidiu incluir mais uma disciplina no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano. Em novembro, quando fizerem a prova, os alunos das escolas estaduais serão avaliados também em Ciências da Natureza, além de Língua Portuguesa e Matemática, as duas disciplinas avaliadas em 2007.

Cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino devem participar do Saresp 2008. A secretaria decidiu seguir o padrão do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), a avaliação global mais importante em educação, que abrange diversos países.

No ano passado, a secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), organizado pelo governo federal. O Saresp deste ano poderá ser comparado também ao Saresp realizado em 2007. Desta forma, será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

O Saresp voltou a ser aplicado pela secretaria em 2007, após não ter ocorrido em 2006. Avaliou, em Língua Portuguesa e Matemática, cerca de 2 milhões de alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Prefeituras – Outra mudança no Saresp 2008 é a abertura à participação a prefeituras. Pela primeira vez, a avaliação poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todas as 645 prefeituras poderão definir metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), lançado há cerca de um mês pelo governo estadual.

Os municípios interessados em realizar a avaliação deverão arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação. Com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais, as prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças a suas escolas.

Da Agência Imprensa Oficial