Educação inaugura curso para supervisores de ensino

Atividades acontecem até sexta-feira, 21, na Escola de Formação de Professores

ter, 18/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 18, o secretário da Educação, Herman Voorwald, inaugurou o Curso para Supervisores de Ensino Ingressantes – 2010, que será realizado entre 18 e 21 de janeiro, na Escola de Formação de Professores, em São Paulo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências profissionais necessárias ao cumprimento das funções relativas ao cargo de supervisor de ensino.

Foram oferecidas 204 vagas aos supervisores de ensino ingressantes na rede pública estadual em 2010 (nomeados no DOE de 20/11/2010). O curso tem carga horária total de 32 horas. O certificado de conclusão será entregue aos participantes que tiverem cumprido no mínimo 80% da carga horária e apresentarem aproveitamento satisfatório através de avaliações. As atividades incluem palestras, mesas-redondas, debates, oficinas e relatos de experiências. O conteúdo é voltado às políticas públicas da Secretaria da Educação e as atribuições, perfil, habilidades e competências do supervisor de ensino, além de visão sistêmica da legislação.

Recém-inaugurado, o prédio da São Paulo Escola de Formação de Professores possui 8 mil m² e abriga 15 salas de aula com capacidade para 725 cursistas, além de dois auditórios, um com 230 e outro com 120 lugares. Todos os ambientes são interligados e contam com conexão wifi, notebooks, lousa digital e acesso a videoconferências. A estrutura integra a rede física de formação da escola, que conta ainda com 91 ambientes descentralizados nas Diretorias de Ensino, cada um deles com capacidade para 80 cursistas, com a mesma infraestrura de tecnologia encontrada nas salas de aula do prédio central. O local abriga ainda as áreas administrativa e operacional da Escola de Formação, assim como a infraestrutura de tecnologia.

Essa rede integra o modelo de atuação da Escola de Formação, que consiste no uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação à distância, o que permite atuar direta e constantemente junto aos 270 mil servidores (entre professores e demais profissionais) que trabalham em todas as instâncias da Secretaria no Estado, promovendo também a formação no próprio local de trabalho.

Por meio da Escola de Formação, os docentes têm acesso a cursos de formação continuada, como os oferecidos pelo Programa REDEFOR, em parceria com as universidades estaduais (USP, UNICAMP e UNESP), que conta atualmente com a participação de 9,9 mil professores, diretores e supervisores de ensino do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Da Secretaria da Educação