Educação: FDE lança dois livros da Coleção Arquitetura Escolar Paulista

Evento será nesta segunda-feira, dia 22, às 19h30

seg, 22/05/2006 - 18h20 | Do Portal do Governo

Referência nacional na construção de prédios escolares, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação – lança nesta segunda-feira,  dia 22, às 19h30min, no Instituto Tomie Ohtake, os livros: Arquitetura Escolar Paulista – Anos 1950 e 1960; e Arquitetura Escolar Paulista: estruturas pré-fabricadas.

O primeiro apresenta os projetos elaborados nos anos 50 e 60, dois momentos considerados significativos na história da arquitetura escolar paulista e brasileira, por se tratar de períodos de grande efervescência cultural, política e econômica. Do ponto de vista cultural temos o IV Centenário em São Paulo, a bossa nova, Brasília, o cinema novo e a televisão. Uma época de criatividade e de grande crescimento econômico para o Estado de São Paulo.

Em Arquitetura Escolar Paulista – Anos 1950 e 1960, a produção arquitetônica é analisada a partir de três diferentes pontos de vista: da historiadora da USP, professora Janice Theodoro da Silva; dos arquitetos Guilherme Wisnik e Júlio Roberto Katinsky (ex-diretor da FAU/USP), que enriquecem a leitura e facilitam a compreensão dos projetos; e ainda, do escritor Ignácio de Loyola Brandão, que com uma análise do panorama cultural da época nos remete aos acontecimentos do período. A organização fica por conta das arquitetas Avany de Francisco Ferreira (gerente de Projetos da FDE) e Mirela Geiger de Mello (chefe do departamento de Projetos da FDE).

Já o livro Arquitetura Escolar Paulista: estruturas pré-fabricadas apresenta a experiência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação com a utilização do sistema construtivo pré-moldado de concreto, e seus projetos arquitetônicos já publicados em revistas nacionais e internacionais. Um deles inclusive recebeu a premiação da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura em 2005.

O trabalho da FDE com o pré-moldado começou em meados de 2003, quando a quadra de esportes coberta foi incorporada ao projeto das escolas, que coincidiu também com a utilização dos espaços escolares aos fins de semana pela comunidade e a inserção das salas ambientes de informática.

A incorporação da sala de informática e da quadra de esportes amplia as funções do prédio e incentiva a sua maior utilização. No caso das quadras ainda, ao estar ligada ou próxima aos ambientes de vivência – recreio, cozinha, refeitório, cantina e sanitários – permite que atividades de jogos, festas e reuniões sejam constantes, o que gera uma mudança significativa do partido arquitetônico nos projetos apresentados, dando novo valor a esse espaço. 

A utilização do sistema pré-moldado, que se caracteriza pela solidarização  das peças in loco,  tem por objetivo garantir a melhoria da qualidade da obra, menor manutenção,  reduzir prazos de viabilização e ainda dar uma identidade ao prédio escolar.

Também organizado pelas arquitetas Avany Ferreira e Mirela Mello, Arquitetura Escolar Paulista – Estruturas pré-fabricadas apresenta o sistema construtivo, as obras construídas e os projetos concluídos no período de 2003 a 2005, por reconhecidos escritórios de arquitetura e seus profissionais. Entre eles:  Una – responsável pelo restauro do prédio dos Correios em São Paulo; MMBB – ganhador do prêmio da Bienal Internacional de Arquitetura 2005; Andrade Moretin – responsável pelo restauro do prédio da Faculdade de Medicina da USP; além de Acayaba, Eduardo de Almeida, Zanettinni, Newton Massafumi e Tânia Parma.

Outras informações:

(11) 3327-4081/ 4082/4085