Educação: ETE Vasco Antonio Venchiarutti forma jovens da região de Jundiaí há 40 anos

Escola participa de projetos sociais e promove parcerias com setores público e privado

ter, 28/03/2006 - 19h08 | Do Portal do Governo

Escola participa de projetos sociais e promove parcerias com setores público e privado para aprimorar os conhecimentos de seus alunos

A Escola Técnica Estadual (ETE) Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, completa 40 anos neste mês com um dos processos seletivos mais concorridos da região. A unidade, mantida pelo Centro Paula Souza, oferece gratuitamente ensino médio e sete cursos técnicos (Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Informática, Meio Ambiente, Saneamento e Segurança do Trabalho).

A unidade dispõe de anfiteatro com capacidade para 280 pessoas, biblioteca, centro de recursos audiovisuais, 19 salas de aula, oito salas de informática e laboratórios de agrimensura, design de interiores, ensaio de materiais, física, química, reciclagem, saneamento, segurança do trabalho e desenho. A escola realiza parcerias com órgãos públicos e empresas com o objetivo de proporcionar maior experiência aos seus alunos. Os estudantes desenvolveram projetos de design de interiores para clientes de construtora local. Na Jundiaí Décor, evento que apresenta tendências de decoração, criaram ambientes e participaram como monitores.

A parceria com uma empresa de geotecnologia garantiu a instalação de uma Estação de Monitoramento Contínuo na escola. O equipamento possibilita que, num raio de 90 quilômetros, empresas de engenharia, logística, saúde e transportes, bem como órgãos públicos, organizações não-governamentais, entidades de ensino e profissionais autônomos coletem dados de satélites 24 horas por dia, atualizados de hora em hora. Uma sala será destinada à prestação de serviços e ao desenvolvimento de projetos de sistemas de navegação nas áreas de agrimensura, cartografia, astronomia, sistemas de informação geográfica (GIS) e obras de engenharia com georreferenciamento, o que contribuirá para aprimorar o aprendizado.

Outra ação da ETE de Jundiaí é o engajamento em projetos sociais. No ano passado, a unidade coordenou cursos de qualificação para jovens internos da Febem de Franco da Rocha. Desenvolveu, também, projeto inédito entre os presidiários da mesma cidade. Os professores da unidade ministraram 11 cursos de qualificação básica para 275 presos, em condição semi-aberta, ligados ao Centro de Progressão Penitenciaria, e três treinamentos para pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.

O corpo docente da escola, composto por 80 professores, atende 1,6 mil alunos, vindos de diversos municípios da região, como Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campinas, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jarinu, Louveira, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Novas unidades serão abertas no Alto Tietê

O município de Suzano ganhará uma Escola Técnica Estadual (ETE), a ser instalada no prédio do antigo Cefam, que foi cedido pelo governo do Estado. Cefam é a designação das unidades responsável pelos cursos de magistério. Esses locais passarão a ter outra destinação, já que a Lei de Diretrizes e Bases determina que todos os docentes devem agora ter curso superior. Serão feitas adaptações e instalados laboratórios no prédio de Suzano para que as aulas tenham início no segundo semestre. O vestibulinho deve ser realizado em maio.

Essa será a 125ª ETE do Estado e a segunda da região do Alto Tietê. Há uma em Mogi e uma terceira será instalada em Ferraz de Vasconcelos. O Centro Paula Souza irá ouvir as empresas locais para verificar os cursos mais necessários ao setor produtivo da região.

Em Itaquaquecetuba, na mesma região, o Centro Paula Souza instalará uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). O prédio onde funcionará a unidade abrigava o Colégio São Paulo e foi cedido pela prefeitura local. Fica no bairro Monte Belo, próximo da divisa com os municípios de Suzano e Poá, e deverá atender toda a região do Alto Tietê.

De acordo com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o prédio será reformado e adaptado, para que as aulas comecem em 2007. Inicialmente, a Fatec de Itaquaquecetuba terá um curso com 80 vagas, que será definido a partir de entendimentos com as indústrias e o setor produtivo da região.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza administra 124 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 26 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. As ETEs reúnem mais de 90 mil estudantes nos níveis de ensino médio e técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, em aproximadamente 50 habilitações. Nas Fatecs, mais de 15 mil alunos estão distribuídos em 20 cursos superiores de graduação.

Sirlaine Aiala

Da Agência Imprensa Oficial