Educação estadual lança ofensiva contra drogas e cigarro

Na segunda-feira, 19, cerca de 4 mil educadores serão capacitados para abordar o assunto com os alunos

sex, 16/05/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação decidiu lançar uma ofensiva contra cigarro e drogas nas cerca de 5,5 mil escolas estaduais. A iniciativa tem dois focos: distribuição para os alunos de livros e materiais contra drogas e capacitação de professores para abordagem contra cigarro.

Nesta segunda-feira, 19, cerca de 4 mil educadores, entre professores e assistentes técnico-pedagógicos, receberão a capacitação “Juventude livre do cigarro”. A idéia é que multipliquem o conhecimento em toda a rede e passem a ter informações para difundir entre os alunos. A parceria é com Sociedade Brasileira de Cardiologia, que orientará os educadores.

Já sobre o combate ao cigarro, a Secretaria lançou no último dia 12, na cidade de Guaratinguetá, campanha de conscientização de alunos. Cerca de 48 mil já estão nesta primeira fase, em parceria com a Fazenda Esperança, referência em tratamento contra drogas em todo o Brasil.

Alunos estaduais receberão cópias do livro “Viver de cara limpa, uma escolha”, que contém histórias de recuperação de drogas entre jovens. O texto foi aprovado pela Coordenaria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da pasta.  O projeto será abordado rotineiramente dentro do Programa Escola da Família, que abre as escolas à comunidade durante os finais de semana, com ações culturais e esportivas, principalmente.

O livro-reportagem é um manual para os educadores trabalharem a temática dentro das disciplinas escolares. A fazenda produz ainda um manual para os pais de jovens. O projeto teve início pelo Vale do Paraíba porque lá fica a sede da Fazenda.

“A proposta da Secretaria é tornar os educadores multiplicadores do conhecimento para todos os alunos da rede. Alertar os as crianças e adolescentes sobre os males do cigarro e das drogas é questão de educação e de saúde pública”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Secretaria da Educação

(I.P.)