Educação estadual abre salas de leitura com professores treinados

Professores re-adaptados passarão a cuidar da leitura em todas as escolas

ter, 11/11/2008 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação vai mudar o conceito de salas de leitura das escolas estaduais. A partir desta semana a pasta começa a implantar novo modelo nestes espaços para os cerca de 5 milhões de alunos da rede estadual. As salas de leitura agora terão um professor re-adaptado a cada 8 horas diárias, garantindo a abertura em tempo integral aos alunos.

Nesta semana a Secretaria começa a implantar o projeto anunciando-o para toda a Grande São Paulo. A idéia é que já em fevereiro de 2009, no início do ano letivo, pelo menos 500 escolas da região estejam com suas salas de leitura modificadas e com os profissionais de “plantão”. Estas escolas foram escolhidas pela Secretaria para iniciar o projeto por ter espaço de leitura com mais de 25m², mas mantê-los fechados.

“Todo o conceito de leitura nas escolas será alterado. Vamos criar um mediador de leitura em cada unidade. Será um professor que ficará responsável por planejar as atividades de leitura, que passarão a fazer parte do currículo escolar”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas , Valéria Souza.

Com início em pelo menos 500 escolas (em 2009), as mais emergenciais, o projeto da Secretaria pretende atingir todas até o fim de 2010 (1.000 até o fim de 2009). A prioridade será para os cerca de 11.500 re-adaptados (professores que não podem ficar em sala de aula por motivo de saúde), que serão escolhidos por cada diretoria de escola, seguindo critérios definidos pela Secretaria (veja abaixo). Se não houver re-adaptado na escola ou o re-adaptado não se encaixar no perfil, serão definidos professores temporários para a nova atribuição.

O novo modelo também permitirá que as obras dos acervos das escolas sejam emprestadas para os alunos. Até outubro deste ano as escolas não emprestavam livros para seus alunos, já que os materiais eram considerados patrimônio das unidades (assim, o sumiço era responsabilidade do diretor). Comunicado da Secretaria autorizou que passem a ser considerados materiais de consumo e, por isso, possam ser emprestados. Os estudantes poderão retirar o livro e levar para casa ou para qualquer outro lugar que possa se transformar em ambiente de leitura.

“Seria simples abrir as salas de leitura com qualquer profissional. Mas estamos fazendo algo além. Vamos transformá-las em espaço de aprendizagem, de formação de leitores, que permita ao aluno conhecer grandes obras literárias e que ofereça instrumentos de pesquisa”, diz Maria Salles.

Das 500 escolas, 88 vão passar por reformas em suas salas de leitura até o início de 2009. A partir do lançamento a Secretaria iniciará as reformas em demais salas que houver necessidade.

A Proposta Curricular do Estado para 2009 já trará referências ao uso de salas de leitura pelos professores, utilizando estes novos mediadores de leitura. “As salas hoje são apenas para apoio de leitura. Mas com um professor específico ganharão espaço no dia-a-dia das escolas”, finaliza a coordenadora Valéria Souza.

Qualificações dos mediadores de leitura

  • Preferencialmente, licenciatura plena em Língua Portuguesa. Como segunda opção, Letras, Pedagogia, História, Artes e Sociologia.
  • Ter exercido magistério em sala de aula por pelo menos três anos
  • Ter participado de cursos da Secretaria na área de leitura
  • Ter domínio de informática e sistemas infomatizados

Outras qualificações

  • O profissional deve ser: inovador, dinâmico, freqüentador de espaços culturais e bem relacionado com a comunidade escolar

Da Secretaria da Educação