Educação: Estado nomeia 28 mil professores para dar aulas na rede pública em 2006

Nos meses de novembro e dezembro estes candidatos foram convocados e escolheram os locais de trabalho

qui, 29/12/2005 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mais de 28 mil professores aprovados nos últimos concursos da Secretaria de Estado da Educação acabam de ser nomeados, pelo governador Geraldo Alckmin, para começar a trabalhar na rede pública em 2006. Nos meses de novembro e dezembro estes candidatos foram convocados e escolheram os locais de trabalho.

Ao todo são 28.036 nomeados: 8.748 professores de Educação Básica I (da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental); 15.670 professores Educação Básica II, das disciplinas de Português, Química, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Educação Artística, Matemática, Física e Inglês; 3.431 professores Educação Básica II, na disciplina Educação Física; e 187 professores Educação Básica II, na disciplina de Filosofia.

Os concursos para professor de Educação Básica I, para professor de Educação Básica II de Filosofia e Educação Física foram realizados em 2005 e ofereceram 13.957 vagas: 10.268 vagas para o cargo de professor de Educação Básica I – que atende alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental -, 3.458 para Educação Física e 231 para Filosofia. Este concurso teve 206 mil inscritos.

Já o concurso para professor de Educação Básica II para outras disciplinas foi realizado em 2003. Foi o maior da rede estadual, com 49 mil vagas nas cadeiras de Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Trinta mil professores já haviam sido nomeados anteriormente e estão trabalhando em escolas estaduais. Neste ano, foram convocados os candidatos remanescentes para o preenchimento de 18.354 vagas.

Além da estabilidade, os professores efetivos têm uma série de benefícios oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação, como oportunidade de obter bolsa para mestrado e contrato de pelo menos 24 h/mês na mesma escola, entre outros. Para o Estado, o benefício do professor efetivo também é grande. Dados do Saresp confirmam que alunos de escolas com grande número de professores efetivos têm um desempenho melhor, pois estes passam mais tempo dentro da mesma escola, criando um vínculo com os alunos e se envolvendo mais nas atividades.

Os novos professores efetivos que foram classificados para vagas distantes das regiões em que residem poderão concorrer à atribuição de aulas em qualquer uma das Diretorias de Ensino do Estado. Para isso, terão que tomar posse (entrega de documentos) até 10 de janeiro. Aqueles que não puderam escolher vagas perto de sua residência terão oportunidade de manter seu cargo, ingressando na unidade que escolheu, mas vindo a exercer substituição docente na Diretoria de Ensino de sua opção, contornando, assim, eventual problemas com longas distâncias para trabalhar.

Abaixo o quadro que retrata o número de cargos oferecidos e as escolhas efetuadas por disciplina:

Como nem todas as vagas foram ocupadas, o secretário da Educação, Gabriel Chalita, já determinou ao DRHU (Depto de Recursos Humanos) que inicie o processo de abertura de novos concursos, em cinco disciplinas, conforme o quadr demonstrativo abaixo:

Com esse contingente de mais de 28 mil professores a serem efetivados, numa projeção simples, considerando os dados atuais que apontam a existência de cerca de 100 mil professores efetivos e 116 mil temporários, o quadro se reverterá para um total de 128 mil efetivos para um total de 88 mil temporários.Os novos professores PEB I vão receber salário inicial de R$ 1.144,39, por 30 horas. Os PEB II, R$ 1.295,76, pela mesma carga horária.

Confira aqui a relação com o número de candidatos nomeados por cargo em cada Diretoria de Ensino.