Educação: Escolas estaduais aprovam ampliação de carga horária para o ensino noturno

Estudantes do ensino médio terão cinco aulas a mais por semana

sex, 23/12/2005 - 15h55 | Do Portal do Governo

A partir do início do ano, as 3.630 escolas estaduais que oferecem ensino noturno terão sua carga horária ampliada. Com isso, serão beneficiados mais de 755 mil alunos do ensino médio, 506 mil da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 31 mil cursando oitavas séries. A mudança de turno foi aprovada pelas escolas estaduais, que participaram de votação no site da Secretaria da Educação, entre os dias 12 e 15.

Cada unidade de ensino teve direito a um voto. Das 2.911 que atuaram, 2.788 (96%) votaram pela ampliação da jornada diária de quatro para cinco horas/aula. Com a alteração, os estudantes do ensino noturno terão, agora, cinco aulas a mais por semana. A extensão também será acompanhada por atividades de capacitação direcionadas aos professores. A sugestão, já autorizada, prevê que os alunos passem a ter cinco aulas de 45 minutos por dia.

Até então, assistiam a quatro aulas de 50 minutos e estudavam das 19 horas às 22h40. Com a aprovação da proposta, a jornada passará a ser das 19 às 23 horas e os alunos terão 25 aulas semanais. Isso acarreta acréscimo de mais 167 horas durante o ano letivo. A modificação também favorecerá os professores. A nova grade de horário pressupõe um número maior de aulas e eleva a necessidade de educadores. O investimento para a ampliação será de R$ 153,44 milhões, em 2006.

Esta não é a primeira vez que as escolas estaduais participam da escolha de mudanças na rede de ensino, pelo voto. No início deste ano, votaram em três propostas de matriz curricular e optaram pela reestruturação do ensino médio diurno. Em 1998, o quadro curricular de ensino sofreu algumas transformações de carga horária. Houve redução do número de aulas diárias e, em contrapartida, as mesmas passaram a ter 60 minutos de duração (até 1997 o tempo de aula era de 50 minutos no período diurno e 40 no noturno).

Secretaria de Estado da Educação