Educação: Escolas de tempo integral terão 445 professores coordenadores

Projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação que prolonga a permanência de alunos de 1ª a 8ª série do ensino fundamental

qui, 10/08/2006 - 14h33 | Do Portal do Governo

A partir de agora, as instituições participantes do Projeto Escolas de Tempo Integral, que têm no mínimo 140 alunos, terão o auxílio de professores-coordenadores. Para candidatar-se às 445 vagas disponíveis, o interessado deverá ser professor da rede estadual (concursado ou contratado), ter licenciatura plena e no mínimo três anos de experiência como docente.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que prolonga a permanência de alunos de 1ª a 8ª série do ensino fundamental na escola para oferecer-lhes atividades artísticas, educacionais, culturais e de lazer.

Entre as ações, destacam-se dança, música, teatro, artes plásticas, esportes, xadrez, jogos e orientação de estudos de maneira diferenciada. As ações das oficinas curriculares abrangem 511 escolas estaduais e 150 mil alunos. Quem participa tem almoço e lanche da tarde garantidos no colégio.

O coordenador do Escolas de Tempo Integral, Vanderlei Perucci, explica que, entre as funções, o professor-coordenador deverá assessorar o diretor do estabelecimento do ensino e os professores na realização dessas atividades pedagógicas e auxiliar o relacionamento entre a escola e a comunidade.Proposta de trabalho – Uma vez por ano, em abril, as Diretorias de Ensino realizam prova escrita para a seleção de professores-coordenadores que pretendam atuar no apoio ao ensino (fundamental e médio).

Além do assessoramento, esses coordenadores pedagógicos acumulavam suas funções normais com a atuação nas oficinas curriculares das escolas de tempo integral. “Diante dessa dificuldade, a Secretaria da Educação criou nova resolução que estabelece a função de professor-coordenador para o Projeto Escolas de Tempo Integral”, informa Perucci.

Os candidatos classificados nesse processo seletivo, se quiserem, poderão disputar as vagas de professores-coordenadores para trabalhar nas oficinas curriculares. Os interessados devem informar-se na Diretoria de Ensino sobre as vagas disponíveis nas escolas da região de sua preferência.

Esses candidatos precisam dirigir-se à escola escolhida e apresentar proposta de trabalho por escrito. É necessário que o projeto pedagógico tenha relação com as oficinas curriculares criadas no colégio. A proposta deve propor dinamismo, articulação entre as atividades das disciplinas do currículo básico e as das oficinas curriculares e possibilitar trabalho coletivo para aperfeiçoamento dos trabalhos dos docentes.

Os profissionais selecionados pela diretoria e conselho da escola serão designados para 24 horas de trabalho semanal, com remuneração média mensal de R$ 1.200, de acordo com o plano da carreira.Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)