Educação: Escolas da Baixada Santista aprovam período integral na volta às aulas

Mais de 20 escolas da Baixada Santista aderiram ao programa Escola de Tempo Integral

qua, 15/02/2006 - 17h28 | Do Portal do Governo

Cerca de 800 crianças e adolescentes da Cidade Náutica e Pompeba, bairros de São Vicente, voltaram às aulas nesta segunda-feira, na EE Ênio Vilas Boas. Para recepcionar os alunos, a direção da escola preparou uma série de atrações, como apresentações de dança e judô e uma sala de exposições de trabalhos manuais, todos apresentados e criados pelos alunos e universitários que participam do Programa Escola da Família na unidade escolar.

Outra novidade foram os pães feitos pelos integrantes da oficina de panificação, que além de serem exibidos também puderam ser degustados pelos estudantes no lanche da manhã.

Em meio a tantos atrativos, outro assunto também tomava conta das conversas nas rodinhas de bate-papo: as mudanças proporcionadas pela Secretaria de Estado da Educação nas escolas, com os novos projetos que vão mudar a dinâmica da rede estadual. A Escola de Tempo Integral e a entrega de kits de material escolar, principais agentes de mudança da rotina dos estudantes, estavam sendo discutidos pelas crianças e adolescentes em todos os cantos da unidade escolar.

“Para mim, ficar na escola à tarde é muito bom. Eu sei que é bem melhor eu estar aqui, aprendendo alguma coisa, do que estar na rua fazendo besteira”, disse Alfeu Luís da Silva Neto, de 11 anos, aluno da 6ª série. A estudante Bruna Duarte de Lima, de 10 anos, tem opinião parecida. “Se não tivesse aula à tarde eu ia ficar em casa vendo televisão. Agora, vou aprender informática e pintura, coisas que eu sempre quis saber”. Já Larissa Thayná Ramos de Oliveira, também de 10 anos, prefere enaltecer o material fornecido pelo Estado. “Meus pais estão muito felizes. Quem sabe não sobra um dinheirinho para mim”, insinuou a aluna da 5ª série.

A dirigente de Ensino da Região de São Vicente, Serli Carvalho Rodrigues, compareceu à unidade e aproveitou para explicar um pouco daquilo que está sentindo com essas mudanças. “Para quem lida com a educação há anos, o projeto de tempo integral é uma vitória. Sei que algumas crianças podem estranhar um pouco a idéia do período integral, em princípio, mas há um consenso de que elas serão as maiores beneficiadas. E não vai demorar muito para vermos os resultados dessa nova política educacional”.

A diretora da escola, Ione Stucchi, concorda. “Ver a escola em tempo integral é um sonho antigo, assim como a melhoria na qualidade de ensino. Eu acredito muito no sucesso dessa iniciativa e espero que os alunos saibam aproveitar cada momento”.

Além da EE Ênio Vilas Boas, outras 22 escolas da Baixada Santista já aderiram ao programa Escola de Tempo Integral, número que supera em cerca de 27% a meta inicial, que era alcançar 18 estabelecimentos de ensino na região. Nessas unidades, a carga horária diária irá das 7 às 16h10, sendo o período matutino voltado às aulas da grade curricular e a tarde destinada a oficinas culturais, artísticas, esportivas e aprendizado de língua estrangeira e informática.

A Escola de Tempo Integral é voltada aos adolescentes que estão no Ensino Fundamental- Ciclos I e II (de 1ª a 8ª séries). Os estudantes das escolas envolvidas no projeto têm direito ainda a três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde).

Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação