Educação: Escola Técnica e Fatec criadas esta semana recebem alunos em fevereiro

Com nova Fatec em Santo André e ETE em Itanhaém, aumenta para 109 o número de cidades atendidas pelo Centro Paula Souza

sex, 26/01/2007 - 18h40 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Santo André, na Grande São Paulo, e a Escola Técnica Estadual (ETE) de Itanhaém, na Baixada Santista, começam a receber os primeiros alunos no mês de fevereiro. As duas unidades foram criadas pelo governador José Serra esta semana. Os decretos foram assinados na última quarta-feira e publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 25 de janeiro.

A nova Fatec, que vai funcionar no prédio da ETE Júlio de Mesquita, oferece o curso inédito de Eletrônica – Modalidade Autotrônica. São 40 vagas, já preenchidas no vestibular realizado no mês de dezembro.

Para a elaboração da grade curricular do curso, o Centro Paula Souza ouviu empresas da região, como a Volkswagem, a General Motors e a Mercedes Benz. O objetivo foi discutir a melhor maneira de abordar o tema para oferecer aos alunos o domínio das novas bases tecnológicas. 

Já a ETE de Itanhaém funcionava como uma classe descentralizada desde o 2º semestre do ano passado. Era uma extensão da ETE Adolpho Bezerin, de Mongaguá. Com o decreto, a unidade passa a ser uma ETE independente, com diretoria, coordenadores e professores próprios.

Ao todo, a nova Escola Técnica oferece 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico de Recursos Hídricos e 40 para o de Saneamento, ou seja, cursos que atendem demandas específicas da região. Os alunos também foram selecionados no processo seletivo realizado em dezembro do ano passado.

Com a criação das duas unidades aumenta para 109 o número de cidades paulistas atendidas pelo Centro Paula Souza nos níveis de ensino Médio, Técnico e Superior Tecnológico.

Serviço

Fatec Santo André: Rua Prefeito Justino Paixão, 150, Centro, Santo André

ETE de Itanhaém: Av. José Batista Campos, 1.431, Bairro Jardim Anchieta, Itanhaém