Educação: Escola Estadual de Guarulhos realiza Semana de Talentos

Quarta edição do evento também contou com a participação de pais e estudantes de outras escolas da região

qui, 08/06/2006 - 20h52 | Do Portal do Governo

Várias atividades voltadas para divertir e levar cultura aos alunos e à comunidade local. Estes foram os principais objetivos da IV Semana de Talentos realizada pela Escola Estadual Profª Salime Mudeh , da diretoria de ensino Guarulhos Norte.

Entre os dias 31 de maio a 5 de junho foram realizadas oficinas de artesanato, exposição de fotos e desenhos, e apresentações de teatro, dança e música. Além dos alunos, a escola também contou com a participação de pais e estudantes de outras unidades da região.

O destaque da semana foi para o aluno Felipe de Melo , da terceira série do ensino médio, que lançou o livro “ O véu de ouro”. Um exemplo e tanto do chamado Protagonismo Juvenil , um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal.

Mais sobre o Protagonismo Juvenil

É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.

O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.

Paola Martins

Secretaria da Educação