Educação: Escola Estadual da Baixada Santista realiza Feira de Ciências

Evento termina nesta sexta, dia 20

qui, 19/10/2006 - 16h54 | Do Portal do Governo

Estimular os jovens para que descubram o lado inventor , a vocação para a pesquisa científica, e ainda, formar pessoas capazes de planejar e organizar eventos sócio-culturais tendo a escola como laboratório para as primeiras práticas neste ramo de atividade. Estes são os principais objetivos da Feira de Ciências realizada na Escola Estadual Prof. José da Costa , em Cubatão, na Baixada Santista.

O evento, que reúne alunos do ensino médio regular e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e promove a interação e a troca de experiências entre várias gerações, está registrado no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Integração com a comunidade escolar

A Feira de Ciências integra os projetos Agentes da Cidadania , parceria com o EducaRede; e Planejador Polivalente Jovem , projeto aprovado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) em 2006 e premiado com o Prêmio Construindo a Nação 2004/2005 . As visitas estão abertas à comunidade entre os dias 16 e 20 de outubro, durante os três períodos de aula. Os organizadores esperam receber aproximadamente 600 participantes.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada no mês de outubro, desde 2004. É coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e cresce a cada ano. Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. Em 2006, ela deve crescer ainda mais atingindo número bem maior de municípios e envolvendo mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.

A idéia é mobilizar a população – em especial crianças e jovens – em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Tudo para valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Outra meta é chamar atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Serviço

2ª Edição da Feira de Ciências da Escola Estadual Prof. José da Costa

Data: de 16 a 20 de outubro

Horário : períodos da manhã, tarde e noite

Local: Rua Almirante Barroso, s/n.º – Jardim 31 de Março – Cubatão/SP

Da Secretaria de Educação