Educação: Escola da Juventude seleciona 300 universitários para orientar estudos

Inscrições devem ser feitas até o dia 30 para quem está cursando um dos três últimos semestres de licenciatura

sex, 07/04/2006 - 9h20 | Do Portal do Governo

Universitários que estejam cursando qualquer dos três últimos semestres de licenciatura nas áreas de Biologia, Física, Geografia, História, Literatura/Inglês, Matemática, Português e Química podem candidatar-se para atuar como orientadores de estudo do Projeto Escola da Juventude. A iniciativa é uma modalidade de supletivo gratuito à distância para jovens e adultos, cujas aulas ocorrem aos sábados e domingos. A Secretaria da Educação oferece 300 vagas para orientadores de estudo. Os interessados devem efetivar inscrição exclusivamente no site do projeto até o dia 30 deste mês.

“Os selecionados assumirão a turma, mas não são professores”, avisa a coordenadora do projeto, Leila Viola Mallio. Além da atuação desses estudantes, o conteúdo das aulas, em módulos semestrais, será abordado por meio da exibição de vídeos e pesquisas que constam do site da Escola da Juventude. Na maioria das instituições de ensino há salas de informática. Quem quiser se inscrever para a função precisa ter acesso à Internet e aparelho de DVD. Isso é necessário porque o orientador selecionado deverá conhecer com antecedência os conteúdos a serem estudados na escola. O telefone celular também é indispensável, para facilitar a comunicação em caso de dúvidas na explanação dos conceitos.

Regime da CLT – Após o preenchimento da inscrição na página da Internet, os candidatos passarão por entrevista pessoal e avaliação de conteúdos. Os aprovados participarão de curso de capacitação para conhecimento do material de estudo proposto na modalidade de supletivo. Os selecionados prestarão auxílio aos alunos do programa, durante as aulas, com apoio de coordenadores de área, que visitarão regularmente aos estabelecimentos de ensino. As vagas destinam-se a 316 escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior paulista, cujas aulas começam em maio.

Além dessas 300 vagas, há outras ocupações para as regiões norte e central da cidade, Campinas, no interior e Carapicuíba, na Grande São Paulo. A coordenadora Leila informa que, de acordo com a demanda de cada escola, os orientadores serão encaminhados para desempenhar a função em instituições próximas de sua residência. A jornada máxima de trabalho é de 20 horas, sendo 16 aos sábados e domingos, e quatro durante a semana, para estudo das aulas. Os trabalhadores serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Receberão bolsa-auxílio de R$ 378, além de vale-alimentação e vale-transporte.

SERVIÇO

Inscrições até o dia 30 no site do Projeto Escola da Juventude

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial