Educação: Escola da Família promove Jogos Adaptados para crianças com necessidades especiais

Modalidades foram adaptadas para que crianças com deficiência visual e auditiva possam participar

ter, 27/06/2006 - 17h53 | Do Portal do Governo

Um torneio de jogos lúdicos dedicado às crianças com necessidades especiais marcou o início do projeto iniciado no último dia 24 na Escola Estadual Parque Residencial Almerinda Chaves , em Jundiaí, interior do Estado.

O torneio comandado pelo professor de educação física, Jorge Valter Romualdo, conta com jogos de dama, xadrez, trilha, futebol de dedo e mosaico. As modalidades foram adaptadas para que crianças com deficiência visual e auditiva possam participar.

Sentindo na pele

Quem não vive o problema também vivenciou uma experiência interessante. Crianças que não apresentam nenhum tipo de deficiência tiveram os olhos vendados e os ouvidos tampados para jogar em iguais condições, e experimentar como é viver sem ouvir e enxergar. O torneio não premiou apenas um vencedor. Todos os participantes foram homenageados com medalhas de Honra ao Mérito.

O professor Romualdo desenvolve essas atividades há aproximadamente dois anos com uma turma de alunos que se reúne todas as semanas para a prática das atividades. Até o final do mês eles irão apresentar o projeto em outras entidades.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação