Educação: Equipe de alunos da zona leste de SP vence Olimpíada de Língua Portuguesa

Final foi realizada na sede da Secretaria da Educação

qui, 22/12/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo

Cerca de 500 pessoas acompanharam a final, entre os estudantes da Diretoria de Ensino Leste 5 (capital) e do município de Piraju

Seis alunos de escolas estaduais da zona leste de São Paulo são os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa. A finalíssima, com perguntas sobre obras de grandes escritores de língua portuguesa, foi disputada na semana passada. Cerca de 500 pessoas acompanharam a decisão entre as equipes da Diretoria de Ensino Leste 5 e da cidade de Piraju, realizada no palco do Teatro Fernando de Azevedo, na sede da Secretaria Estadual da Educação. O grupo vencedor é integrado por Fábio Polido Gava Junior, Raquel Vandromel Boshi, Verônica Cristina Gomes de Lemos, Amanda Lemos dos Santos, André Moreira e Leandro Tieni Vidigal. Juntos, superaram as outras dez equipes finalistas. Na final, a Leste 5 venceu Piraju por diferença de dez pontos.

Os vitoriosos serão premiados com uma viagem a Portugal. Os estudantes ganharam também um computador, um acervo de livros e diploma honorífico. Os prêmios serão patrocinados por parcerias que estão sendo estabelecidas pela Fundação Roberto Marinho.

A olimpíada é realizada em conjunto entre a Secretaria da Educação, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras e Academia Paulista de Letras. É dividida em categorias que homenageiam dois ícones de nossa literatura: Cora Coralina e Cecília Meirelles. Na categoria Cora Coralina, os alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio competem na modalidade jogos. Os alunos das terceiras séries do ensino médio participam na categoria Cecília Meirelles, produzindo crônicas sobre Língua e Auto-Estima e Língua e Cidadania.

Secretaria de Estado da Educação