Educação: Entre as dez escolas públicas mais bem colocadas no Enem nove são das ETEs

Centro Paula Souza mantém mais de 90 mil alunos em 62 cursos nas áreas industrial, agronegócios, de serviços e ensino médio

qui, 16/02/2006 - 17h35 | Do Portal do Governo

Entre os dez estabelecimentos públicos de ensino da capital mais bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do ano passado, nove são escolas técnicas estaduais pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Levando-se em conta as 20 melhores escolas públicas, também na capital, o Paula Souza tem 12 classificadas. No ranking geral do Estado, a oitava colocada é a ETE São Paulo, do Bom Retiro, atrás de seis escolas particulares e da Técnica Federal, da Ponte Pequena.

O levantamento é baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. De acordo com o Inep, das 1.197 escolas com alunos inscritos no Enem, na capital, apenas 14 alcançaram médias acima de 70 pontos na redação e na prova objetiva, desempenho considerado de bom a excelente.

Caminho da universidade

No último mês de abril, pesquisa do Instituto Datafolha apontou as 16 escolas paulistas, do ensino médio, com maior número de alunos aprovados nos mais concorridos cursos da USP. Na relação, havia duas do Centro Paula Souza, na capital: as ETEs São Paulo e a Getúlio Vargas, do Ipiranga.

O Centro Paula Souza administra 109 ETEs no Estado de São Paulo. São mais de 90 mil alunos nos ensinos médio e técnico que estudam em 62 cursos que os preparam para trabalhar nos setores industrial,de agronegócios e de serviços.

Na região metropolitana de São Paulo, existem cinco unidades de ETEs: São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Mogi das Cruzes. Na capital, são 13 escolas. O exame de admissão é feito por meio de vestibulinho a cada semestre.

Novas unidades

O Centro Paula Souza pretende inaugurar outras ETEs na capital, no interior e no litoral. Em Guarujá, o plano é criar escola técnica para ministrar cursos de hotelaria e de manutenção em aeronáutica, com 40 vagas cada. Para isso, foi firmada parceria com a prefeitura da cidade, que será responsável pelas instalações. Os estágios do curso de aeronáutica serão realizados no hangar da base aérea.

Também estão no cronograma instalações de ETEs em Bauru, Bebedouro, Carapicuíba, Fernandópolis, Franco da Rocha, Ribeirão Pires, Avaré, Taquarituba e Tupã. Está previsto para o mês que vem o início das aulas na ETE Zona Sul, no Jardim São Luís, em São Paulo. Vai oferecer, primeiramente, cursos de Administração e Eletrônica com 80 vagas cada.

Novidade

Nas novas unidades de Pirassununga, Lins, Atibaia e Osasco as aulas começaram este mês. Em Atibaia, a prefeitura cedeu prédio para uma ETE que oferece cursos de enfermagem e hotelaria, com 40 vagas cada. Neste ano há novidades também em relação às habilitações. Já são ministrados cursos de Técnico em Instrumentação e Processos Industriais, na ETE Pedro Badran (São Joaquim da Barra), Técnico em Manutenção Eletromecânica, na Bento Quirino (Campinas) e Técnico em Operações Rodoviárias, na Professor Aprígio Gonzaga (São Paulo).

Além disso, novas parcerias de cooperação técnica aperfeiçoam profissionais que atuam no mercado de trabalho. Em outubro, teve início o curso Técnico em Museu, pioneiro no País no nível técnico. Com 40 alunos, é ministrado em conjunto com a Secretaria da Cultura. Em conjunto com a Secretaria da Saúde, foi aberto o curso Técnico em Tratamento de Dependentes Químicos.

Da Agência Imprensa Oficial