Educação: Efape celebra 10 anos neste mês e tem site reformulado

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação foi criada para desenvolver competências de servidores

sex, 10/05/2019 - 12h21 | Do Portal do Governo

Iniciativa pioneira no território nacional, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape) chega aos dez anos de atividades em maio de 2019.

A iniciativa foi criada para desenvolver as competências profissionais de servidores da Secretaria da Educação. Vale destacar que a escola oferta cursos que focam na atuação prática dos formadores e na incorporação de novas tecnologias, como ferramentas da formação continuada.

Para celebrar a década de atuação, a instituição conta com um site novo, por meio de uma experiência de navegação e novas áreas, com informações fundamentais para os servidores.

Novidades do site

Na área “Mão na Massa”, o usuário pode encontrar experiências exemplares realizadas dentro da rede paulista, em escolas da capital e do interior. A ideia é que as práticas sirvam de inspiração para todo o Estado.

Na coluna “Rede de Inovação”, o propósito é ser um espaço de reflexão sobre ideias e conceitos inovadores que podem contribuir para uma educação mais conectada com o aluno do século XXI.

É importante frisar que a Efape disponibiliza a área “Relatórios Anuais”, para que todos os usuários tenham acesso às atividades e ações de formação ofertadas pela escola ao longo dos anos.

Atividades

Os cursos oferecidos pela Efape combinam diversas modalidades de aprendizagem. O ensino à distância acontece por meio do sistema de videoconferências da Rede do Saber/Efape, webconferências e de ambientes virtuais de aprendizagem, com atividades presenciais e em serviço para mais de 245 mil servidores presentes nos órgãos centrais e vinculados, em 91 diretorias de ensino e em 5,4 mil escolas.

“O site deve refletir a busca da escola por inovação, por encontrar as melhores soluções para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais agradável e significativa aos profissionais da Educação”, ressalta a coordenadora da Escola de Formação, Cristina Mabelini.

Além disso, a Efape oferece cursos articulados com o material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo, favorecendo o aperfeiçoamento e a formação continuada dos professores. “Os cursos oferecem oportunidade aos professores de refletir, discutir e trocar experiências sobre as vivências em sala de aula”, enfatiza Vanderley Cornatione, que integra a Equipe Curricular de Matemática na instituição.