Educação: Educadores norte-americanos visitam escolas estaduais do Vale do Paraíba

Eles participarão de videoconferência para debater as diferenças de gestão nos dois países

qui, 10/08/2006 - 10h56 | Do Portal do Governo

Termina no próximo sábado, dia 12, a programação dos diretores norte-americanos que participam do Programa Brasil-Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares. Dos oito que vieram ao Brasil, dois estão no Estado de São Paulo, mais precisamente na região do Vale do Paraíba. As atividades, iniciadas no último dia 7, são desenvolvidas dentro da área atendida pela Diretoria de Ensino de São José do Campos, no interior do Estado.

A programação inclui visitas a escolas e diretorias de ensino, além da realização de um Seminário Regional para socialização de experiências entre diretores americanos e diretores de escolas estaduais da região do Vale do Paraíba.

A viagem termina em São Paulo, com a realização de uma videoconferência com a participação de todas as Diretorias de Ensino, na Capital.  O objetivo da videoconferência é debater as diferenças de gestão nos dois países. O local e o horário ainda não foram definidos.

As atividades referentes à visita dos diretores norte-americanos são integradas ao Progestão e organizadas por supervisores de ensino que atuam como multiplicadores ou tutores. Daí a importância de incentivar e priorizar a participação destes profissionais, tanto no seminário regional quanto na videoconferência. A idéia é socializar experiências e articular ações de formação continuada dos gestores escolares.

O Progestão é um curso de formação continuada e em serviço – organizado nas modalidades à distância e presencial –  para gestores escolares que atuam nas redes públicas de ensino. Trata-se de proposta inovadora no campo da formação continuada de dirigentes escolares, adotada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com um grupo de Secretarias de Educação, que se consorciaram para assegurar o financiamento da produção dos materiais instrucionais do programa, para uso descentralizado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

 

(AM)