Educação divulga premiados no III Concurso de Desenho Toyama

Concurso seleciona melhores trabalhos para serem expostos no Festival Infantil e no Festival de Arte e Cultura no Japão

seg, 02/08/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação selecionou os 20 trabalhos vencedores do “III Concurso de Desenho Toyama – 2010” que serão enviados ao Japão para serem expostos no Festival Infantil e no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama. A relação dos trabalhos selecionados está disponível no site do Centro de Referência Mário Covas (www.crmariocovas.sp.gov.br). O concurso é voltado a alunos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental da rede estadual, com até 15 anos de idade. Além da exposição dos trabalhos, os alunos vencedores receberão uma condecoração de Toyama.

O Estado de São Paulo participa do festival desde 2007, realizando concursos de desenho que promovem o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo e da terra do sol nascente.

Além do intercâmbio cultural entre estudantes do Brasil e do Japão, a ação tem como objetivo conhecer, valorizar e respeitar a cultura japonesa presente na constituição do povo brasileiro; contextualizar historicamente, por meio de discussões interdisciplinares, o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki e suas conseqüências; desenvolver a apreciação artística, estética e simbólica na produção em arte, e entender o significado cultural do Tooronagashi e Tooronagashi da paz, objeto do concurso neste ano, no Brasil.

O tema escolhido este ano, “Tooronagashi da Paz em São Paulo/Brasil”, faz alusão ao evento de tradição japonesa em que são colocadas lanternas flutuantes nas águas dos rios ou do mar para reverenciar as almas dos antepassados e entes queridos. No Japão, tradicionalmente, ocorre no Dia de Finados. Atualmente, porém, nas grandes cidades japonesas, acontece em agosto, relembrando o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki.

Da Secretaria da Educação