Educação distribui obras de escritores brasileiros a alunos

Estudantes serão estimulados a montar acervo próprio de livros

qui, 28/08/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

Os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e de ensino médio da rede estadual ganharão até o fim deste ano três livros infanto-juvenis de escritores brasileiros. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação, que pretende incentivar o hábito da leitura entre os alunos.

Com investimento de R$ 67 milhões, o projeto oferecerá títulos diferentes para os diversos níveis de ensino. Os livros do ensino médio são alguns cuja leitura é cobrada nos vestibulares nacionais. Além das obras, os alunos receberão um Atlas Geográfico e um dicionário.

As publicações serão distribuídas até o fim de 2008, exceto o dicionário, a ser entregue no próximo ano. Estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ganharão dicionários bilíngües.

Ao todo, serão 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas. O investimento maciço pretende estimular os alunos a montarem seu próprio acervo de livros.

Além do material a ser doado aos jovens, a secretaria enviará para todas as escolas que atendam alunos do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio uma coleção de livros temáticos, que abordam questões sobre empregos e cultura.

Setenta e seis mil exemplares da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial (20 títulos), serão entregues às escolas estaduais e estarão à disposição do acervo das salas de leitura. As escolas receberão outros 226 mil exemplares da coleção Repórter Especial (20 títulos).

Títulos direcionados aos alunos

• Ensino fundamental

I-Juca Pirama e Os Timbiras (Gonçalves Dias), Papéis Avulsos e Várias Histórias (Machado de Assis), Poemas de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa),  A Mulher do Vizinho (Fernando Sabino), Memórias Inventadas (Manoel de Barros), Comédias para se Ler na Escola (Luís Fernando Veríssimo), O Coruja (Aluísio Azevedo), Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), Capitães da Areia (Jorge Amado), Olhai os Lírios do Campo (Érico Veríssimo)• Ensino médio

Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Laços de Família (Clarice Lispector), Bagagem (Adélia Prado), Cem Melhores Crônicas (vários), Estrela da Vida Inteira (Manuel Bandeira), Primeiras Estórias (Guimarães Rosa), 80 Anos de Poesia (Mário Quintana)

Títulos para salas de leitura

• Repórter Especial – Guias Temáticos

A Evolução Humana; A História da Telenovela; A Salvação que Vem das Plantas; Abuso Sexual, Pedofilia; Água, Urgente!; Assassinatos Sem a Menor Importância; Biodiversidade; Biotecnologia, Sonho e Pesadelo; Cirurgia Plástica: a Útil e a Fútil; Efeito Estufa; Filhos da Pipeta; Funk Carioca: Crime ou Cultura; Meninos Bandidos Atacam; Meninos Grávidos; O Brasil do Etanol e do Biodiesel; O Maior Perigo do Islã: não Conhecê-lo; O Mundo tem Medo da China? Nós Também; Seu Emprego no Futuro; Tatuagem; Você Pode Viver 100 Anos• Coleção Aplauso

Alcides Nogueira – Alma de Cetim; Anselmo Duarte – O Homem da Palma de Ouro; Cleyde Yaconis – Dama Discreta; Irene Ravache – Caçadora de Emoções; Paulo José – Memórias Substantivas; Reginaldo Faria – O Solo de um Inquieto; Rolando Boldrin – Palco Brasil; José Dumont – Do Cordel às Telas; Gianfrancesco Guarnieri – Um Grito Solto no Ar; Carlos Reichenbach – O Cinema como Razão de Viver; Ruth de Souza – Estrela Negra; Leilah Assumpção – A Consciência da Mulher; Maria Adelaide Amaral – A Emoção Libertária; Jorge Bodansky – O Homem com a Câmara; Silvio de Abreu – Um Homem de Sorte; Braz Chediak – Fragmentos de uma Vida; Marcos Caruso – Um Obstinado; Fernando Meirelles – Biografia Prematura; Maurice Vaneau – Artista Múltiplo; Tatiana Belinky – E Quem Quiser que Conte Outra

Da Secretaria da Educação

(M.C.)