Educação discute prevenção da gripe A H1N1 nesta segunda

Medidas para combater doença serão abordadas durante videoconferência voltada à rede estadual de ensino

seg, 24/05/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Com o aumento do frio, chegou a hora de reforçar os cuidados para combater a gripe A H1N1, a chamada gripe suína. Por isso, nesta segunda-feira, 24, a Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Saúde, promove uma videoconferência para preparar as cerca de 5.300 escolas da rede estadual de ensino para prevenir a doença entre os alunos e funcionários. A videoconferência acontecerá das 14 às 16 horas.

Participarão da ação Eleuza Guazzelli, assessora técnica da área de saúde da Cenp (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas), e as médicas Helena Sato, diretora de imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria da Saúde, e Telma Carvalhanas, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do CVE.

Como as medidas de prevenção permanecem as mesmas, as escolas reutilizarão os materiais de orientação como cartazes, distribuídos no ano passado, quando também receberam verba extra para compra de produtos como álcool em gel e papel-toalha.

Intitulada “Preparando a 2ª Onda”, a ação tem o objetivo de combater a segunda leva da pandemia prevista para a estação mais fria do ano. Embora neste ano a população conte com a vacina que está imunizando grupos específicos que apresentaram maior vulnerabilidade ao vírus, e profissionais de saúde, outras medidas de prevenção continuam sendo armas importantes para evitar a transmissão da doença.

“A vacinação tem o papel de diminuir a circulação do vírus e reduzir a mortalidade causada pela gripe Influenza A, mas não substitui a necessidade das medidas de higiene. É fundamental que a população não baixe a guarda e tome todos os cuidados necessários”, afirma Helena Sato.

Por isso, na Escola Estadual José Maria Reys, localizada na região da Vila Maria (zona norte da capital), que tem 990 alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, as ações implementadas durante a pandemia do ano passado tornaram-se regras diárias. “Todas as crianças lavam as mãos quando chegam à escola e quando voltam do intervalo. Além disso, antes de os alunos entrarem na sala de aula, os professores colocam um pouco de álcool em gel nas mãos de cada criança para que a higienização seja mais eficaz. E durante o frio também evitamos que as crianças formem filas para não haver aglomeração”, afirma Iris Regina de Moraes, diretora da unidade.

Prevenção e vacinação

Segundo Helena, é necessário que os dirigentes de ensino e equipes escolares orientem alunos e funcionários sobre as medidas para prevenir a doença, como cobrir a boca e o nariz ao tossir, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, além de instruir todos os servidores incluídos nos grupos prioritários (como gestantes, portadores de doenças crônicas e adultos entre 20 e 39 anos de idade) a se vacinarem contra a gripe A. Na última sexta-feira, 21, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para crianças de dois a quatro anos 11 meses e 29 dias de idade. A imunização das crianças desta faixa etária começa nesta segunda-feira, 24, e vai até o dia 2 de junho. De acordo com o ministério, 61 milhões de pessoas já foram vacinadas no país.

No Estado de São Paulo, já foram vacinadas cerca de 15,1 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% de todos os grupos prioritários, segundo Helena. “Alguns grupos, como as grávidas e os adultos jovens, entre 30 e 39 anos, ainda não foram completamente vacinados”, afirma a diretora de imunização do CVE. Quem ainda não tomou a vacina, tem até o dia 2 de junho para se imunizar.

Durante a videoconferência, Telma Carvalhanas fará um resumo do panorama da Influenza A no mundo e no Brasil, além de orientar dirigentes de ensino e educadores em geral sobre como agir diante de casos suspeitos. “Diante de síndrome gripal, caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta, é preciso afastar o aluno ou o funcionário do convívio escolar porque este tipo de vírus se propaga muito facilmente. A orientação é pedir que o estudante ou o servidor fique em casa e procure um serviço de assistência médica. É preciso ficar ausente da escola e do trabalho até 24h após o desaparecimento dos sintomas”, explica a médica.

Medidas preventivas

Para pessoas gripadas ou resfriadas

– Não se automedique. Procure o médico e siga as orientações;
– Ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca e o nariz com um lenço descartável. Após o uso, jogue o lenço no lixo imediatamente;
– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete ou use álcool-gel para limpeza, especialmente, depois de tossir ou espirrar;
– Evite ambientes fechados e com aglomerações de pessoas;
– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
– Evite apertos de mãos, abraços e beijos;
– Mantenha os ambientes arejados.

Para pessoas sem gripe ou resfriado

– Evite contato direto com secreções respiratórias de pessoas gripadas;
– Evite tocar nos olhos, nariz e boca, pois estes são os locais por onde os vírus entram no organismo;
– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete ou use álcool-gel para limpeza das mãos;
– Mantenha os ambientes arejados.

Para obter mais informações, acesse o site www.cve.saude.sp.gov.br.

A videoconferência ficará disponível na videoteca do site da Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br).

Da Secretaria da Educação