Educação: Diretores de escolas estaduais têm orientação sobre educação ambiental

Em seis anos, trabalho envolveu 526 escolas estaduais, 992 professores e beneficiou 526 mil alunos

qua, 22/03/2006 - 15h12 | Do Portal do Governo

Em seis anos, trabalho envolveu 526 escolas estaduais, 992 professores e beneficiou 526 mil alunos.

Unir esforços para conscientizar educadores e alunos. Este é o objetivo da parceria firmada entre a empresa Furnas – Centrais Elétricas e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Uma das etapas deste processo é a orientação técnica para diretores de escolas estaduais das diretorias de ensino Guarulhos Norte e Sul 3, nesta terça-feira, dia 21, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.

O objetivo é sensibilizá-los e esclarecê-los sobre a contribuição que a educação ambiental promove na formação dos cidadãos, além de mostrar aos diretores destas escolas o trabalho desenvolvido por técnicos da empresa junto aos professores da rede estadual de ensino.

Sem desperdício

A orientação faz parte do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, desenvolvido desde 1996 nas escolas estaduais – em parceria com as empresas de distribuição e geração de energia – para discutir a importância do uso racional de energia com os estudantes, além de capacitá-los para o tema.

Cada escola participante receberá um kit de material composto por jogos educativos, fitas de vídeo e livros que poderão utilizar em salas com até 45 alunos. De 1999 a 2005, a iniciativa já envolveu 526 escolas estaduais, 992 professores e beneficiou a 526 mil alunos.

Proposta para 2006

Além do Seminário de Sensibilização Ambiental para diretores das escolas das diretorias de ensino Guarulhos Norte e Sul 3, que juntas abrangem 80 escolas, nesta terça feira, dia 21, será realizada também a segunda etapa do programa nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril, dentro das próprias diretorias de ensino, envolvendo mais 80 escolas e 160 professores (dois por escola). Serão ao todo 12 horas de orientações técnicas e mais 4 horas para o encontro de avaliação.

Cristiana Lacerda

Da Secretaria da Educação