Educação define início de trabalho de 4 mil professores-coordenadores

Profissionais organizarão trabalho em escolas estaduais de 1ª a 4ª série a partir de 28 de julho

dom, 20/07/2008 - 11h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação definiu que os cerca de 4 mil professores-coordenadores recentemente selecionados para escolas de 1ª a 4ª série iniciam trabalho em 28 de julho.

Os novos membros da Secretaria trabalharão como gestores das mudanças implementadas em toda a rede de escolas estaduais. Eles serão responsáveis, por exemplo, em planejar como as escolas cumprirão as metas de desempenho e como elevar o nível de aprendizado dos alunos.

Cerca de 11 mil professores participaram do processo de seleção, de abril a junho. Os nomes dos 4 mil selecionados já foram publicados no Diário Oficial do Estado. A data de início de trabalho pode ser postergada nas escolas que marcaram o recesso de 15 dias para o fim de julho, ou seja, começarão as aulas do segundo semestre em 4 de agosto.

O salário de professor-coordenador é de R$ 2.119. Outros 8 mil professores-coordenadores já atuam em escolas com Ciclo II (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio desde o início do primeiro semestre.

A Secretaria tinha cerca de 6 mil professores-coordenadores no início do ano, basicamente um por escola. Resolveu dobrar esta quantidade para que cada ciclo de ensino passasse a contar com um profissional. Se as escola tiver três ciclos terá três professores-coordenadores.

“É uma função fundamental para melhorarmos a qualidade da educação em São Paulo. São profissionais capacitados para auxiliar muito nos projetos das escolas, na definição de pontos importantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

(L.F.)