Educação define datas para o Saresp: 25 e 26 de novembro

A aplicação das disciplinas será de acordo com a série

qua, 27/08/2008 - 10h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação definiu os dias 25 e 26 de novembro para a realização do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) – avaliação estadual de alunos, que implica diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) – índice estipulado para cada escola da rede estadual a ser utilizado para cálculo do bônus dos professores. A novidade deste ano é que o Saresp terá avaliação em Ciências (2º ciclo do ensino fundamental e médio), além de Língua Portuguesa e Matemática (as duas já avaliadas em 2007).

A aplicação das disciplinas será de acordo com a série (leia abaixo). Participarão todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, totalizando cerca de 2 milhões de estudantes.

Com a avaliação em Ciências, a secretaria decidiu seguir o padrão do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o mais importante em Educação, que abrange países de todo o mundo. “É um avanço. Consolidamos o Saresp em 2007 e agora vamos ampliá-lo. É fundamental que a educação seja avaliada, para sabermos onde estamos e aonde queremos chegar”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em 2007, a pasta possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) (avaliação federal da Educação). Neste ano, os resultados do Saresp poderão ser comparados aos de 2007, permitindo, dessa forma, verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas. Outra mudança no Saresp 2008 é a abertura à participação das prefeituras, pois, pela primeira vez, a avaliação poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todos os 645 municípios poderão implantar metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Idesp, lançado em maio pelo governo do Estado.

As prefeituras interessadas arcarão com o custo de aplicação das provas. Todo processo de elaboração será por conta da Secretaria da Educação. Com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais (juntando o resultado do Saresp e o fluxo), as prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças nas suas escolas.

Calendário de aplicação de provas

– 25/novembro

2ª série do EF: Língua Portuguesa

4ª, 6ª e 8ª séries do EF e 3ª série do EM: Língua Portuguesa e Matemática– 26/novembro

2ª série do EF: Matemática

4ª série do EF: Redação

6ª e 8ª séries do EF: Ciências e Redação

3ª série do EM: Ciências (Física, Química e Biologia) e Redação

Da Secretaria da Educação

(M.C.)