Educação define critérios para professores temporários

Seleção levará em conta desempenho em prova, tempo de serviço e titulação do docente

seg, 11/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação definiu regras para o exame obrigatório dos professores temporários da rede, dentro do Programa + Qualidade na Escola. A nova metodologia de seleção dos educadores irá considerar os pontos no desempenho na prova, o tempo de serviço e a titulação do docente. A soma desses valores vai garantir a participação dos educadores no processo de atribuição de aulas.

Em caso de reprovação, o professor amparado pela Lei 1.010 (Lei da SP Prev) permanece com garantia de estabilidade, mas passará a atuar em atividades auxiliares, nas salas de leitura, infocentros ou em programas de parceria com a comunidade, em jornada mínima de 12 horas semanais. Como o exame é anual, o professor terá direito de participar das edições seguintes e se recuperar a média, voltará à sala de aula.

Atuam hoje na rede pública estadual 210 mil professores, sendo 130 mil efetivos e 80 mil temporários. São 5.300 escolas onde estudam cinco milhões de estudantes.

Programa + Qualidade na Escola

O Programa + Qualidade na Escola faz parte do pacote de medidas implementado pelo governo do Estado para melhoria da qualidade do ensino. Outras ações são a política de bonificação e a avaliação do desempenho, o programa Ler e Escrever, a definição de currículos, entre outras formas de recuperação do aprendizado. “É um trabalho consistente e corajoso que vai melhorar a qualidade da nossa educação”, diz o secretário Paulo Renato Souza.

Da Secretaria da Educação