Educação de SP promove dinâmica com estudantes e professores

Discussões sobre Ensino Médio são feitas com escolas das Diretorias de Ensino para compreender o universo dos jovens

sex, 17/05/2019 - 20h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação reuniu nesta sexta-feira (17) cerca de 200 alunos e professores de escolas estaduais da Grande São Paulo para discutir o Ensino Médio. O evento integra uma série de seminários que abrangerá todas as Diretorias de Ensino para debater o Ensino Médio, e dessa forma, aproximar a escola do universo dos jovens.

O primeiro encontro nesse formato foi realizado na quinta-feira (16). Nesta sexta (17), participaram as Diretorias de Ensino das cidades de Itapevi, Caieiras, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba e Taboão da Serra.

A programação incluiu uma dinâmica em grupo entre os estudantes para debater o que eles aprovam e não aprovam em suas escolas, e como seria o Ensino Médio dos seus sonhos. Depois, eles se apresentaram em plenária.

Entre os professores, as atividades começaram com a apresentação. Em seguida, os docentes se reuniram em grupos. Os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas e discutir temas de relevância.

Na oportunidade, os participantes também dialogam sobre algumas propostas do Inova Educação, nova política educacional do estado lançada no início do mês. Esses encontros serão feitos com alunos e professores de escolas de todo o Estado. Ao todo, são 15 polos. Depois, as discussões serão realizadas em todas as escolas da rede.

Questionário

Além de ações presenciais de diálogo e escuta das experiências de quem faz educação no dia a dia, a Secretaria de Estado da Educação disponibiliza um questionário on-line para ouvir as ideias e opiniões de todos, lançado no dia 30 de abril e que ainda pode ser preenchido por professores, estudantes, diretores e coordenadores.

Além de trazer suas impressões, os profissionais também podem contribuir com divulgar propostas pedagógicas, disciplinas eletivas, projetos interdisciplinares e outras experiências positivas que já funcionam nas escolas.

Não é a primeira vez que a pasta abre o diálogo com professores e estudantes da rede. Nos últimos meses, uma série discussões foram realizadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape), com a participação de especialistas.

Entre eles estiveram a professora Débora Garofalo, eleita uma das melhores professoras do mundo; Anna Penido, jornalista e diretora do Instituto Inspirare; e Cynthia Sanches, gerente de projetos de educação do Instituto Ayrton Senna.

Foram discutidos temas como projeto de vida, tecnologia e competências socioemocionais. Na oportunidade, também foram divulgadas boas práticas de professores como inspiração.