Educação cria canal direto com pais de alunos da Raul Brasil

Iniciativa atende pedido dos próprios familiares, para acompanhar melhor as atividades da escola estadual de Suzano

qua, 03/04/2019 - 17h44 | Do Portal do Governo

Mães, pais e demais responsáveis pelos alunos matriculados na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, estiveram reunidos nesta quarta-feira (3) para apresentar sugestões de melhoria e uma maior participação deles junto à escola. A Secretaria de Educação ficará em contato constante com a comissão de pais e mães que foi formada. Os canais de comunicação serão feitos via WhatsApp e e-mail.

Uma das solicitações apontadas é sobre o acesso de familiares às dependências da unidade, que será realizado por agendamento. Outro pedido atendido é referente à presença constante de psicólogos para atendimento dos alunos, além da ronda policial, que tem passado nos três turnos desde o dia 26 de março.

Ainda nesta quarta, representantes da Polícia Civil se dirigem à escola para conversar com familiares e funcionários sobre estratégias de segurança. Desde 21 de março, os diretores das unidades de ensino se reúnem com os batalhões da Polícia Militar também para abordar o tema.

Retorno às aulas

Sobre o retorno às aulas, Caetano Siqueira, responsável pela Coordenadoria da Educação Básica (CGEB), explicou que a pasta deixou a critério dos docentes definirem o ritmo da retomada dos conteúdos pedagógicos.

“Confiamos muito nos professores, acreditamos que eles conhecem bem seus alunos e saberão agir da melhor forma possível. Deixamos aberto se retomarão o conteúdo de uma vez, ou farão algumas atividades de acolhimento e introduzirão o conteúdo de forma mais progressiva”, explica.

Além disso, segundo o coordenador da CGEB, os docentes recebem orientações de profissionais da área da saúde mental para lidar com possíveis situações que podem ocorrer na sala de aula.

“Estamos tentando respeitar o tempo dos alunos [que ainda não voltaram] sem desrespeitar os que querem aulas. Foi uma situação dramática, estamos analisando caso a caso e entrando em contato com as famílias para apoiar e acolher”, completa.

Sandra Peres, que há duas décadas leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Raul Brasil, diz que, nesta quarta (3), ministrou cinco aulas e o clima foi de normalidade. “Desde a semana passada, os alunos estão pedindo a volta das aulas. Percebemos que tínhamos um certo controle da situação para retornar a rotina. Não dá para ser como antes, mas precisamos retomar”, diz.

Acolhimento

Desde o dia 26 de março, a Raul Brasil está aberta para os alunos em horário regular, das 7h às 18h. Eles foram recebidos com atividades de acolhimento, como dinâmicas, leitura das cartas de apoio, exibição e reflexão de filmes, entre outras ações.

A unidade foi reaberta no dia 18 de março apenas para professores e funcionários, para o desenvolvimento de atividades como acolhimento, preparação e apoio psicológico, com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), técnicos da Secretaria da Educação, entre outros profissionais e especialistas.

No dia 19 de março, a unidade foi reaberta para pais, alunos e professores. Eles participaram de projetos pedagógicos na escola e contaram com apoio psicológico, rodas de conversa, depoimentos e compartilhamento de boas práticas, entre outras atividades. Com o objetivo de mudar o ambiente escolar, toda a estrutura interna foi pintada e revitalizada.

Técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, continuam na escola para atendimentos individuais e coletivos. Os acolhimentos de saúde mental são oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.