Educação: CPTM e SENAI promovem concurso público para Aluno Aprendiz

O prazo das inscrições termina no próximo dia 7 de maio

seg, 24/04/2006 - 21h49 | Do Portal do Governo

Jovens com o Ensino Médio ou Fundamental completos podem inscrever-se no Concurso Público que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove para o cargo de Aluno Aprendiz. O Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart – CPTM / SENAI, oferece 41 vagas nos seguintes cursos: Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos; Técnico em Sistemas Mecânicos em Transporte Sobre Trilhos; Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte Sobre Trilhos e Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte Sobre Trilhos.

As inscrições devem ser realizadas somente via Internet, no site da Conesul – www.conesul.org – e o prazo se encerra no dia a no dia 7 de maio. Para quem não tem computador conectado à internet, a opção é utilizar um dos 12 postos do Acessa São Paulo instalados em estações da CPTM, que oferece acesso gratuito aos usuários do sistema. No ato da inscrição é necessário imprimir o boleto bancário e pagar uma taxa de R$ 10,90.

Para concorrer a uma das 15 vagas de Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos ou às 10 para Técnico em Sistemas Mecânicos em Transporte Sobre Trilhos, os interessados devem ser nascidos entre 02/08/1984 e 02/08/1989 e ter concluído o Ensino Médio.

No caso dos cursos de Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transporte Sobre Trilhos (8 vagas) e Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transporte Sobre Trilhos (8 vagas), as exigências são: nascimento entre 02/08/1984 e 02/08/1989 e Ensino Fundamental completo. A idade máxima prevista não se aplica a candidatos com deficiência.

Não podem inscrever-se para este concurso, candidatos que estejam matriculados em algum dos cursos oferecidos pelo CPTM / SENAI ou que já tenham realizado algum deles. Os aprovados em todas as etapas de seleção serão admitidos a partir do dia 2 de agosto deste ano.

Composta de 40 questões de português e matemática, a prova de conhecimentos teóricos abordará, entre outras matérias: classificação dos fonemas, encontros vocálicos consonantais, ortografia oficial, emprego de tempos e modos verbais, concorrência e regência nominal e verbal, confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas, interpretação de textos, números e grandezas proporcionais, razões e proporções, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples, inequações e problemas do de 1º grau e equações e problemas de 2º grau. A lista completa de matérias pode ser conferida no edital do concurso, disponível no site da Conesul.

Será considerado aprovado na primeira etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos na prova, desde que não zere em nenhuma das duas disciplinas.

Cursos

Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos / Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos

Objetiva habilitar profissionais em planejamento, supervisão e execução dos serviços das ações de manutenção, necessárias ao desempenho adequado dos sistemas eletroeletrônicos e sistemas mecânicos empregados em transportes sobre trilhos, por meio de técnicas, procedimentos e métodos de trabalho.

Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transportes Sobre Trilho

Objetiva proporcionar qualificação profissional de nível básico em processos de manutenção dos sistemas eletroeletrônicos empregados em transporte sobre trilhos.

Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transportes Sobre Trilhos

Objetiva proporcionar qualificação profissional de nível básico em processos de manutenção dos sistemas mecânicos empregados em transporte sobre trilhos.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.