Educação: Coral da Secretaria destaca-se em agenda cultural do Interior

XIII Festival de Artes de Itu contou com apresentações do grupo musical formado por funcionários da Educação

seg, 17/07/2006 - 17h35 | Do Portal do Governo

O Coral da SEESP foi destaque, neste domingo (16.7) no XIII Festival de Artes de Itu, realizado na Tenda das Artes, novo espaço para a comunidade da Cidade Nova, ao lado do Terminal Rodoviário. Na tenda azul, iluminada pelo sol da tarde, o grupo repetiu o sucesso do ano passado, quando apresentou-se no 36º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

No evento, aberto pelo Secretário de Cultura de Itu, Alvaro Stella, o coral cantou Yesterday ( Lennon e McCartney ), Amore Scusame ( Mescoli – Pallavicini ), Tsena Tsena ( do folclore israelita ), Sem compromisso ( Chico Buarque de Hollanda ), O Seu Olhar ( Arnaldo Antunes) , Dorme, meu Anjo Lindo ( cantiga de ninar goiana ), Cuitelinho ( do folclore, coletado por Paulo Vanzolini e Antonio Xandó ), A Novidade ( Gilberto Gil ) , entre outras. Sob a regência do maestro César Cerassoma, o grupo foi acompanhado pelo piano de Piero Damiani e foi monitorado por Eduardo Trindade e Mery Kamada.

Para Neide Rodrigues Gomes, diretora artística do Festival, “o novo espaço já vem conquistando o público. A partir deste ano, o festival, além de contar com apresentações de orquestras, grupos teatrais, de dança e mostras de cinema, incluiu diversos corais de todo o Estado”. A estudante Sílvia Regina dos Santos, 12 anos, que assistiu à apresentação ficou bastante empolgada: “Gostei tanto que estou até pensando em estudar canto”.

Na volta para São Paulo, o grupo improvisou, na estrada, uma rápida apresentação e deu uma “palhinha” aos freqüentadores do restaurante “Frango Assado”, no km 73 da Rodovia Castelo Branco.

Sobre o Festival

Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o XIII Festival de Artes de Itu este ano acontece no período de 15 a 31 de julho.

Criado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho, o festival vem proporcionando à população ituana oficinas de arte nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura e circo.

A proposta do Festival de Artes de Itu é estimular as artes nas diversas áreas do conhecimento, facilitando a todas as faixas sociais e etárias o acesso à formação acadêmica. Oferece vagas para cursos de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, palhetas, bocal grave e agudo, percussão e violão. Todos os professores fazem parte do corpo docente do Instituto Souza Lima, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e da Faculdade de Artes Alcântara Machado, em São Paulo.

Os alunos de música terão a oportunidade de participar da Orquestra Sinfônica de Bolsistas e de um curso especial de Análise e História da Música, com o Prof. Leonardo Martinelli.

As atividades do Festival de Artes de Itu não param por aqui. Foi montada uma Oficina de Pedagogia Musical voltada para professores de Ensino Infantil e Fundamental e de técnica vocal e canto coral. Para crianças, são oferecidos cursos de Iniciação Musical e Canto Coral Infantil. Há, também, cursos em outras áreas Dança (para quem já está cursando), Teatro (com o ator global Norton Nascimento), Artes Plásticas e História da Arte.

Além da inclusão dos corais na programação, outra novidade deste ano são os workshops de Cinema e Literatura.

Sobre o Grupo

Criado em 2002, o Coral da Secretaria Estadual da Educação ganha projeção ano a ano. São dezenas de apresentações, sempre sob a regência do maestro César Cerasomma, com larga experiência na formação de coros amadores, principalmente dentro de empresas (Corais Fundap, Monte Líbano, Ipiranga Química, Alphaville, entre outros).

Com um repertório variado – da MPB ao folclore de diversos países – o grupo, composto por 40 integrantes, mantém a filosofia de democratizar o conhecimento musical, integrando as pessoas através do canto.

Sobre Itu

Com 152 mil habitantes, localizada na região sudoeste do estado, a 101 km da capital, Itu foi fundada em 1610. O município possui  igrejas, praças, museus, fazendas, casarões e parques naturais.

É considerada “berço do Movimento republicano”. Na cidade, foi realizada, em 1873, a Primeira Convenção republicana do país – a “Convenção de Itu”. O município é também a terra natal de Prudente de Morais, primeiro presidente civil da República.

Cidade dos exageros, ficou assim conhecida pelas citações do comediante Francisco Flaviano de Almeida, com o personagem Simplício e sua mulher Ofélia, no programa “A Praça é Nossa”. 

A viagem à cidade de Itu foi feita a convite da Prefeitura.

Adriana Oliveira

Da Secretaria da Educação