Educação: Convênio entre Secretaria e ITD beneficia 7 mil alunos

Instituto Tecnológico Diocesano vai atender jovens e adultos que precisam cursar o primeiro ciclo do ensino fundamental

ter, 21/03/2006 - 15h57 | Do Portal do Governo

Parceria com o Instituto Tecnológico Diocesano vão atender jovens e adultos que precisam cursar o primeiro ciclo do ensino fundamental

Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pelo convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Tecnológico Diocesano (ITD), de Santo Amaro. Distribuídas pela zona sul da cidade de São Paulo, elas ocupam 280 salas de aula, com média de 25 alunos por sala. O convênio faz parte do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI) e atende jovens com mais de 14 anos e adultos que nunca estudaram ou que não concluíram o 1° ciclo do ensino fundamental. O curso segue os parâmetros curriculares nacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alfabetização de 1ª a 4ª séries.

Oportunidade

Para o secretário Gabriel Chalita, ações como esta são muito importantes. “Temos investido em convênios para alfabetização, que aliados ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), visam auxiliar a solução do problema crônico da falta de oportunidade. A alfabetização é fundamental para que a pessoa se abra para um mundo de possibilidades”. O secretário-adjunto, Paulo Barbosa, lembrou também que o investimento nesta área pode ser traduzido em números. “Saltamos de 30 mil matriculados no EJA em 1995 para 481 mil em 2005. São pessoas que voltam à escola e que estão investindo em seu futuro profissional e na conquista da liberdade”.

Para desenvolver o trabalho, o Instituto Tecnológico Diocesano conta com o suporte pedagógico do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que colaborou na confecção das apostilas e capacitou os professores.

Jefferson Silveira

Secretaria da Educação