Educação conscientiza estudantes sobre importância do voto

Até 5 de outubro, o tema será discutido em aulas de Filosofia e História

qui, 25/09/2008 - 11h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação iniciou, no dia 15, projeto de conscientização sobre a importância do voto. A iniciativa, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), procura incentivar os alunos do ensino médio a exercer o direito ao voto com total conhecimento sobre seu ato.

Cerca de 2 mil estudantes foram capacitados conjuntamente no primeiro dia do projeto, via videoconferência. Aprenderam sobre o sistema de votação, como funciona a apuração, como funciona o sistema político nacional, a importância de não vender voto e o papel dos governantes, entre outros temas.

Além da videoconferência, a secretaria e o TRE-SP produziram vídeo informativo. Até 5 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais, o tema será discutido em aulas de Filosofia e História, entre esses 2 mil estudantes e seus colegas, com a mediação dos professores.

A palestra que iniciou o projeto durou três horas e contou com membros da Assembléia Legislativa e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, além de profissionais da secretaria e do TRE-SP.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)