Educação: Concurso Inova Senai 2006 seleciona trabalhos da CPTM

Os dois projetos finalistas foram criados por jovens do curso Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos

seg, 25/09/2006 - 19h38 | Do Portal do Governo

Os alunos do CPTM/SENAI, única escola no Brasil a preparar jovens para o mercado metroferroviário, têm projetos classificados para o Inova Senai, pelo segundo ano consecutivo. O Inova é uma feira que reúne os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes do Senai de São Paulo. Dos cinco escolhidos na categoria equipamentos, dois são de estudantes do Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart, conhecido como CPTM/Senai.

O centro é resultado de uma parceria de 46 anos entre a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Uma solenidade no Espaço Fiesp, nesta segunda-feira (25/09), às 19 horas, marca a abertura do evento.

Os dois projetos finalistas foram criados por jovens do curso Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos, sob a orientação do professor Robinson Morales.

Adriano Alves de Sousa, Danilo Carvalho da Silva, Fabiele Regina Godoes e Fernanda Maciel da Gama elaboraram um painel iluminado para ser instalado no interior dos trens, indicando a estação que se aproxima. Batizado de Sinter, o aparelho facilitará a viagem de usuários, evitando que passem da estação de destino por desatenção ou qualquer outro tipo de interferência.

O outro trabalho, denominado Always Light, visa reduzir os custos com manutenção da sinalização ferroviária e o consumo de energia elétrica. Para isso, Bruno Torres de Lima, Danilo D’Angelo da Silva e Isaias Lopes Silva produziram um sistema de iluminação, composto por 15 LED’s (pequenas lâmpadas). Dispostos em cinco grupos de três, postos em angulação de 45º e com uma tensão de 12 volts de corrente contínua, o Always Light substitui as lâmpadas incandescentes usadas atualmente nos sinais de campo ao longo das vias. Se um dos grupos de leds falhar, os outros permanecerão funcionando.

Com tecnologia de ponta específica para ferrovia, o CPTM/Senai forma em média cerca de 60 jovens por ano absorvidos pelas empresas que vivem, atualmente, a retomada do crescimento do setor. Localizada na Lapa, a instituição já formou mais de 2.300 alunos, nos cursos de aprendizagem industrial.

Participação especial

Primeiro trabalho apresentado por alunas do CPTM/SENAI, na edição de 2005 do Inova, o Sempre On foi selecionado como projeto destaque para integrar a exposição que reúne os finalistas da premiação deste ano. As alunas Tamiris Campos, Raquel Sales e Larissa Lima, hoje funcionárias da companhia, conquistaram a 3ª. posição na categoria equipamentos, no ano passado.

Para diminuir as perdas financeiras da empresa, elas criaram um dispositivo que mantém a alimentação dos bloqueios das estações em caso de falta de energia elétrica no prédio. A solução passou pela montagem de um realimentador de energia (change over), através da utilização do sistema de sinalização de via. Os trabalhos ficarão expostos no Espaço Fiesp (av. Paulista, 1313), de 26 a 28 de setembro.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.