Educação: Começa seminário internacional sobre educação básica a distância

Encontro contará com a participação do professor e filósofo francês Pierre Lévy

ter, 28/03/2006 - 12h14 | Do Portal do Governo

Com a proposta de discutir as práticas de educação a distância realizadas no Brasil, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), promove nos dias 29 e 30 o Seminário Internacional de Política Educacional – Educação Básica a Distância, com apoio da Secretaria da Educação. É esperada a participação de mais de 1,5 mil pessoas.

Segundo o presidente do CEE-SP, Marcos Antônio Monteiro, o ensino a distância vem apresentando um crescimento expressivo na última década e abordar a educação básica nesse contexto é uma discussão corajosa: “Estamos falando da pessoa que não concluiu o ensino fundamental e que nós, do sistema público, não conseguimos manter na escola. Essa pessoa é credora do Estado. Por isso, ações para resgatar essa dívida são de fundamental importância”, avalia o presidente.

Duas grandes preocupações têm norteado as discussões dos representantes dos Conselhos neste tema: de um lado, a necessidade de se fazer um controle eficiente para que o ensino a distância tenha a qualidade e a credibilidade necessárias. De outro, que qualquer regulamentação adotada não seja restritiva, possibilitando o acesso do maior número de pessoas ao ensino.

Presenças de destaque – O processo de graduação de professores a distância adotado pelo governo paulista será outro tema importante de evento, que terá a participação do professor e filósofo francês Pierre Lévy, reconhecido internacionalmente como um ícone do sistema de educação a distancia.

Além disso, profissionais de renome da esfera pública e privada foram convidados, entre eles representantes da Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, Sebrae, USP, PUC e Secretaria da Educação.

Nas mesas de debates serão apresentadas experiências relativas ao acompanhamento da educação fundamental e do ensino médio a distância; à educação profissional; à integração de mídias e aprendizagem, além da avaliação profissional de quem atua nesta área. Sobre este último item, Monteiro complementa: “É um assunto delicado, porque queremos criar referenciais para que seja bem feita a avaliação dos profissionais de ensino”. Joice Henrique

SERVIÇO

Seminário Internacional de Política Educacional – Educação Básica a Distância

Local: Centro de Convenções do Anhembi – Grande Auditório. Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Portão 35 – São Paulo

Data: 29 e 30 de março de 2006

Horário: das 9 às 17 horas Mais informações: Conselho Estadual de Educação de São Paulo, www.ceesp.sp.gov.br. Telefones: (11) 3255-2291 / 2408 / 2727 e e-mail: abassi@sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial