Educação: Ciclo de capacitações em Jundiaí oferece palestra para 300 professores de Geografia

Pesquisadora de Gestão Científica foi ouvida por educadores de seis municípios da região

ter, 04/07/2006 - 17h04 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos educadores, a Diretoria de Ensino da região de Jundiaí realizou na última sexta-feira, a 3ª Capacitação para Professores de geografia, biologia e professores coordenadores com a palestra da pesquisadora de Gestão Cientifica, Tânia Maria Sausen, no auditório da Universidade Paulista (UNIP).

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Ensino da região de Jundiaí e contou com a participação de trezentos educadores dos municípios de Campo Limpo, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Várzea Paulista e Louveira. A pesquisadora, que é referência nacional em sensoriamento remoto, ministrou palestra sobre o Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélites.

Outra palestrante foi a professora Sueli Siqueira de Lima, assistente técnico pedagógica da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, que mostrou experiências com a Tecnologia de Sensoriamento Remoto em sala de aula. Depois foi a vez da professora Fernanda Viana Paiva, também de São José dos Campos, falar sobre o Uso do Atlas de Ecossistema no Ambiente Escolar.

Edições anteriores

A ação faz parte do Ciclo de Capacitações de Aperfeiçoamento dos Professores de Geografia , iniciada em 2004, pelo assistente técnico pedagógico, Luiz Francisco Pinto.

Em 2004, a Dra. Sônia Castellar, da Universidade de São Paulo, proferiu palestra sobre o lançamento de seu livro de Geografia e o uso de novas metodologias geográficas. Em 2005, o professor Elian Alabi Lucci, da Universidade de Brasília, conversou com 200 professores das escolas estaduais de Jundiaí e região sobre a importância do uso da cartografia em sala de aula.

Importância

A dirigente regional de ensino de Jundiaí, Eliana Maria Boldrin, não escondeu o orgulho pela realização do evento. “Sinto-me privilegiada por receber estas palestrantes tão célebres, e que muito contribuirão para que os professores de Geografia alcancem uma nova visão da disciplina, afinal, os assuntos das palestras são de relevância internacional”, revelou.

Renata Silva

Da Secretaria da Educação