Educação capacita professores sobre autismo

Curso é voltado para profissionais de educação especial de 48 Diretorias de Ensino

qua, 26/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Nesta semana, a Secretaria da Educação vai orientar 173 professores sobre o autismo. Os professores vão aprender a identificar sintomas do autismo nos alunos da rede estadual e como oferecer apoio pedagógico para estudantes que sofram desse distúrbio.

“A Secretaria vem investindo maciçamente em educação especial e vai promover capacitações ao longo de todo ano. A política de formação continuada proposta pela Pasta já proporcionou especialização a mais de 83 mil professores desde 2000”, explica o secretário Paulo Renato Souza.

Com 20 horas de aula, o curso ‘TEACCH – Ensino Estruturado para Alunos com Autismo’ vai capacitar professores de 48 Diretorias de Ensino de todo o Estado e será oferecido pelo CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado.

Investimentos

Em 2009, a Secretaria da Educação vai investir R$ 90 milhões em cursos de capacitação em educação especial a 6,5 mil professores. São formações técnicas em libras e braille e para utilização de materiais adaptados a diferentes disciplinas, como educação física, português e matemática. No primeiro semestre, 5,3 mil docentes concluíram os cursos de educação especial oferecidos pela Secretaria.

A política de formação continuada proposta pela Secretaria já conferiu especialização a mais de 83 mil professores desde 2000. Todo o material utilizado é desenvolvido pelo Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria.

Da Secretaria da Educação