Educação capacita diretores e supervisores de escolas indígenas

A Secretaria reúne 52 profissionais que trabalham nas 30 escolas indígenas paulistas

ter, 18/11/2008 - 13h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação reúne nesta terça-feira, 18, das 8h às 18h, 52 diretores, supervisores e assistentes técnico-pedagógicos que trabalham em escolas estaduais indígenas. Todos passarão por capacitação e por debates sobre aprimoramento destas unidades.

O governo do Estado mantém 30 escolas indígenas espalhadas por São Paulo. Serão abordados temas como organização das escolas e novidades pedagógicas.

Educadores de 11 Diretorias de Ensino estarão presentes: Bauru, Caraguatatuba, Itararé, Miracatu, Norte-1, Penápolis, Registro, Santos, São Vicente, Sul-3 e Tupã. Todas elas oferecem aulas para povos indígenas.

As 30 escolas indígenas reúnem cinco grupos étnicos – guarani, tupi guarani, terena, kaingan e kerenak -, com cerca de 1.500 alunos. Nas classes indígenas os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. As matérias são abordadas a partir da cultura de cada tribo. Em sala de aula os índios tomam consciência de preservar a história e a tradição de cada tribo.

No mês passado a Secretaria da Educação realizou a formatura da primeira turma de índios professores com nível superior. Oitenta e um índios foram graduados em pedagogia. Com a graduação superior o grupo está capacitado para lecionar em classes indígenas de 2º ciclo de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

A capacitação acontece na sede da Secretaria de Estado de Educação: Praça da República, 53 – região central da capital.

Da Secretaria da Educação