Educação: Bauru sedia encontro de educadores paulistas entre os dias 19 e 22 de fevereiro

Objetivo é debater as questões relativas às ações do ano passado e planejar as atividades deste ano

seg, 19/02/2001 - 13h05 | Do Portal do Governo

Bauru está sediando o primeiro evento de 2001 do Programa de Educação Continuada – Informática Educacional realizado pela Secretaria de Estado da Educação. Cerca de 200 educadores de todo o Estado se reúnem de 19 a 22 de fevereiro para debater as questões relativas às ações do ano passado e planejar as atividades deste ano. Espera-se que em 2001 cerca de 80 mil professores da rede pública paulista participem de cursos de capacitação oferecidos e ministrados pela própria Secretaria.

Desde que deu início à informatização das escolas públicas paulistas, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação, tem, também, se preocupado com a capacitação dos professores para que estes possam ter os conhecimentos necessários para usar computadores nas suas atividades com os alunos. Desde 1997, cerca de 90 mil professores já passaram por cursos de introdução à informática ou de utilização de softwares educacionais.

Somente no segundo semestre de 2000 foram oferecidos cursos de 30 horas para 49 mil professores em todo o Estado. Foram dois os cursos oferecidos: Conhecimentos Básicos de Informática na Educação (Sistema operacional Windows, Excel, Word e PowerPoint) e de Softwares Educacionais, este em 6 versões, uma para cada área (matemática, geometria, geografia e história, ciências, português e inglês).

Além do envolvimento de todas as Diretorias de Ensino, as atividades de 2001 só foram possíveis porque a Secretaria da Educação, em parceria com o MEC, criou e estruturou os Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional – NRTEs, que são centros de capacitação, onde atuam educadores especializados em informática educacional.

Atualmente há no Estado de São Paulo 43 Núcleos, e seis deles começam a funcionar em 2001. Entre estes novos está o de Bauru, que já está pronto e instalado, devendo ser inaugurado brevemente.

A importância do encontro de Bauru

Na reunião de Bauru os educadores estão dando início à preparação dos cursos que serão oferecidos em 2001. Neste ano, além das oficinas realizadas o ano passado, haverá cursos de 30 horas de Internet e outros especialmente preparados para os professores de Ensino Médio. Espera-se que este ano sejam abertas, em todo o Estado, 80 mil vagas para os cursos de informática educacional.

A oferta de cursos de Internet é de extrema importância, na medida que todas as escolas estão recebendo acesso à rede mundial de computadores, tanto para uso da área administrativa como da pedagógica.

Mais computadores nas escolas

Até o final do ano letivo de 2000, havia 2,2 mil escolas com salas-ambiente de informática na Rede Estadual de Ensino. Agora, ao iniciar as aulas, 1.660 escolas receberam recursos e adquiriram novos computadores para seus laboratórios. Quando as escolas encerrarem suas compras, teremos 2.381 unidades escolares com 10 computadores e 384 com 5. Serão computadores para uso de alunos e professores, distribuídos num total de 2.765 escolas.

Esse volume todo de equipamentos demonstra a importância dessa atividade que se realiza agora em Bauru, pois é consenso que o sucesso da implementação da informática pedagógica depende, e muito, da oferta de capacitação para professores.