Educação: Alunos da Rede Estadual vão integrar as comemorações do centenário da imigração japonesa

Escolas irão desenvolver o Programa Viva Japão, com atividades relacionadas à cultura japonesa

ter, 22/08/2006 - 16h09 | Do Portal do Governo

 Brasil e Japão vão comemorar, em 2008, o centenário da imigração japonesa ao País. Um grupo de trabalho criado no ano passado prepara o calendário de atividades, e a Secretaria Estadual da Educação pretende sensibilizar alunos e professores sobre a importância do relacionamento entre brasileiros e japoneses.

No sábado, dia 19, a secretária Maria Lucia Vasconcelos, anunciou durante o 17º Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação, realizado no Centro do Professorado Paulista (CPP), o Programa Viva Japão que criará junto às escolas um processo de pesquisa e conhecimento da cultura japonesa. “Somos diferentes que se completam e não há nada melhor que a educação para fazer essa ligação”, disse a secretária.

A participação da Secretaria de Estado da Educação vai além. Uma comissão foi criada para desenvolver estudos relacionados à questão educacional dos filhos dos dekasseguis que vivem no Japão. Estima-se que dos 280 mil brasileiros que lá residem, mais de 15% (cerca de 41 mil) são crianças e jovens de 0 a 14 anos. O projeto prevê convênios com universidades japonesas para formar professores brasileiros e japoneses, capacitados para dar aulas a esses alunos. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Educação cedeu a Escola Estadual Campos Salles , situada na Liberdade, para sediar o Centro de Preservação da Cultura Japonesa Manabu Mabe. Além disso, vai editar juntamente com a Imprensa Oficial e a Associação da Comunidade Japonesa , um livro sobre a Imigração Japonesa no Brasil.

A escola no Japão

O sistema educacional japonês prevê educação obrigatória de nove anos para alunos entre 06 e 15 anos de idade, em período integral. As aulas começam em abril e terminam em março, divididas em três períodos de quatro meses. Além das disciplinas tradicionais, os alunos têm aulas de Música, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira (em geral, o inglês). As férias de verão (Julho/Agosto) têm 30 a 40 dias, as de inverno (Dezembro/Janeiro) duas semanas e as da Primavera (final de Março/início de Abril) alguns poucos dias.

As refeições são consideradas atividades educacionais da escola. Os próprios alunos fazem a distribuição da comida e, no final, recolhem os pratos. São ensinadas lições de comportamento à mesa e noções de planejamento nutricional para uma alimentação saudável. Nas escolas japonesas são as crianças e os professores os responsáveis pela limpeza da sala de aula e do pátio.

Os primeiros seis anos de curso são chamados de Ensino Primário. Depois, são mais três anos nas escolas ginasiais. O Ensino Superior é dado em universidades (cursos de quatro anos) e em faculdades (dois anos). Os professores das escolas públicas são formados pela Faculdade do Magistério e para lecionar precisam ser aprovados nos exames elaborados por um Conselho Estadual de Ensino.

Escolas públicas de São Paulo ensinam japonês

Os cursos de japonês são dados em 16 escolas estaduais de São Paulo, em Centros de Estudos de Línguas (CEL): 10 ficam no interior (Adamantina, Assis, Bauru, Itapecerica da Serra, Marília, Presidente Prudente, Registro, São José dos Campos, Suzano e Taubaté ). Uma na Grande São Paulo (em Carapicuíba) e 5 na capital: EE Profº Alberto Levy (Indianópolis), EE Rui Bloem (Mirandópolis), EE Alexandre de Gusmão (Ipiranga), EE Prof. Dr. Laerte Ramos (Vila Santa Maria /Sul 3) e Cefam Leste 3 (Cohab José Bonifácio / Itaquera).

Em 2008, Integração Brasil- Japão e Centenário da Imigração Japonesa

Além do Viva Japão, São Paulo realizará inúmeros eventos de comemoração:

– Desfile “ 100 anos de imigração”, no Sambódromo, em 21 de junho de 2008 (a presença da Família Imperial depende de confirmação);

– Vinda da Tocha de Hiroshima, que percorrerá cidades paulistas;

– Mostra de artistas plásticos Nipo-Brasileiros; Mostras de Cinema; Realizações de Simpósios; Outorga da Ordem do Ipiranga para os destaques da Comunidade Japonesa; Lançamento de Selo Comemorativo; Exposição “Tesouros do Japão”; Publicação de livros; Celebração de Convênios entre Universidades Paulistas e Japonesas etc.

Da Secretaria da Educação